Informes do Departamento


Alunos de Computação da UFCG conquistam Medalha de Ouro na Maratona SBC de Programação

postado em 13 de jul. de 2021 06:58 por Edimilson Camilo da SIlva

Com resultado, equipe da UFCG disputará a fase mundial da competição, que reúne apenas 1% dos melhores times e universidades do mundo
Mais uma vez, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reafirma sua excelência na área do ensino de Computação. Desta feita, foi a conquista da Medalha de Ouro da Maratona SBC de Programação, realizada no último sábado, dia 10, de forma online, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 

A equipe “O amarelo é impostor”, formada pelos alunos de graduação Daniel de Matos, Emerson Lucena e João Marcos, resolveu 10 dos 14 problemas, obtendo a primeira colocação geral da competição nacional e a quarta colocação na América Latina.

 

Com o resultado, a equipe da UFCG disputará a fase mundial da competição, a International Collegiate Programming Contest (ICPC World Finals), que reúne apenas 1% dos melhores times e universidades do mundo.

 

Na fase nacional, a maratona contou com a participação de 799 equipes de 196 instituições. Ao todo, mais de 50 mil estudantes, de mais de 3 mil instituições, em mais de 100 países, competiram em regionais em todo o planeta.

 

"Essa é a quinta vez que a UFCG ganha a medalha de ouro na competição, mas é a primeira vez que conquistamos a primeira colocação geral, em 25 edições", comemora o professor Rohit Gheyi, coordenador do Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação.


A Maratona de Programação da SBC é a maior competição nacional de programação para alunos da graduação até o primeiro ano do mestrado. Até hoje, a UFCG conquistou dez medalhas na competição, sendo cinco de ouro (2011, 2014, 2015, 2018, 2020), duas de prata (2016, 2017) e três de bronze (2000, 2013, 2017).


Quanto à ICPC World Finals, a UFCG já disputou sete vezes: na Polônia, quando foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia, Marrocos, Tailândia, Estados Unidos, China e Portugal, quando obteve menção honrosa em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, respectivamente.


Nos últimos onze anos, equipes do Projeto Olímpico da UFCG já conquistaram 56 medalhas e menções honrosas em competições nacionais e internacionais.

 

(Ascom UFCG)

PET computação prorroga inscrições até o dia 09 de Julho

postado em 7 de jul. de 2021 05:44 por Edimilson Camilo da SIlva

O PET computação lançou uma retificação do edital e prorrogou as  inscrições até o dia 09 de Julho.

Confira abaixo o Edital e sua retificação

Edital

Retificação do Edital

Professor de computação cria projeto cultural para ajudar artistas na Pandemia

postado em 7 de jul. de 2021 05:20 por Edimilson Camilo da SIlva

O professor da Unidade Academica de Computação da UFCG, Hyggo Almeida, também é compusitor musical e para ajudar os artistas nesse período de pandemia, ele criou um projeto que disponibiliza suas composições para os artistas campinenses e até de outros estados.
O projeto emcabeçado por Hyggo foi destaque no JPB desta terça-feira, 6 de julho de 2021.
Confira a reportagem completa em vídeo:

Ex-professor da UASC-UFCG lança livro: Elementos de Sistemas de Informação e Banco de Dados

postado em 17 de mai. de 2021 12:21 por Edimilson Camilo da SIlva

O ex-professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação - UASC, Ulrich Schiel, lançou no inicio do mês o livro: Elementos de Sistemas de Informação e Banco de Dados. O livro tem 376 Páginas no formato: 21 x 28, tanto impresso quanto em e-book. O livro destina-se a todos interessados na problemática da criação de modernos sistemas de informação, levando em consideração a rápida evolução da informática para domínios cada vez mais amplos.

Segundo o professor, “o livro trata tanto dos aspectos mais convencionais de modelagem de um banco de dados, considerando os modelos relacional, semântico e orientados a objetos, como a consideração de fontes de dados mais abrangentes, como textos livres e formatados, áudio e vídeo, dados geográficos e temporais. Também as diversas modalidades de distribuição dos dados são discutidas, incluindo as arquiteturas na internet”.

Também trata das diferenças sistêmicas entre um Sistema de Informação e um Sistema de Banco de Dados são analisadas detalhando as questões da conversão de um modelo conceitual, orientado ao usuário, para um modelo interno, orientado ao sistema. Este material mostrará que tipos de dados um moderno Sistema de Informação pode processar.

Para comprar o livro acesse o site da Editora AQUI.

Conheça melhor o autor Ulrich Schiel.

CPEX promove Seminário de Avaliação Parcial de projetos de IC na UASC

postado em 16 de abr. de 2021 04:24 por Edimilson Camilo da SIlva

Unidade Acadêmica - Computação UFCGSeguindo as diretrizes da PRPG, à CPEX-UASC está organizando o Seminário de Avaliação Parcial de projetos de IC na UASC, que seguirá a seguinte orientação:

 

1- O Seminário ocorrerá no dia 28/04/202114h às 16h30, fazendo uso da sala virtual agendada no Google Meeting, conforme Programação em anexo;

 

2- Cada apresentação terá a duração de 30 minutos para a discussão do trabalho com a comunidade acadêmica e será intermediada pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão da UASC;

 

3- Os vídeos das apresentações submetidas pelos orientadores estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica, para que os interessados assistam a apresentação antecipadamente e entrem na sala, no dia e horário definidos, para a discussão dos trabalhos com os respectivos orientadores e alunos;

 

4- A presença do orientador e do aluno envolvidos nos respectivos projetos, no dia e horário definidos, é obrigatória;

 

5-  A avaliação dos trabalhos se dará por meio de uma banca composta por 3 professores da UASC. Cabe ao orientador convidar os três membros de cada banca. Cada membro da banca fará a avaliação do trabalho com base no vídeo da apresentação e relatório parcial enviados pelo orientador por ocasião do convite. Cada avaliador da banca poderá ainda  participar da Sala Virtual para solicitar maiores esclarecimentos ao orientador ou ao aluno de forma a complementar a sua avaliação. 

 

6- Baixe o Formulário de Avaliação a ser utilizado por cada membro da banca de avaliação. Recomenda-se ao Professor Orientador o preenchimento dos dados básicos de cada projeto (título, aluno, orientador, aluno, grupo e linha de pesquisa) para envio aos membros convidados em cada banca.

 

Links:

Google Meeting

Programação Completa

Formulário de Avaliação

Evento NE Tech Week

postado em 5 de dez. de 2020 10:42 por Tiago Massoni

Em Dezembro, teremos o NE tech week – uma realização do SEBRAE PB e Luz Criações. Esse é evento é a oportunidade para conhecer as maiores tendências e principais empresas especializadas em Tecnologia da Informação e Comunicação, a exemplo da Microsoft, Nokia, Ambev, VTEX, entre outras.
Os temas escolhidos para as palestras, que acontecerão dias 9 a 11 de dezembro desse ano, são:

5G: o que a nova geração de internet móvel promete para essa nova década?
Gestão e empreendedorismo na era digital:o que mudou?
Como o Growth Hacking e metodologia CX podem escalonar os resultados do seu negócio 
Como as startups estão transformando as empresas tradicional
A era 4.0 e o profissional do futuro: tensões e perspectivas

O evento será 100% online e realizado em plataforma própria, de 9 a 11 de dezembro.
Inscreva-se já: https://bit.ly/netechweek 

Vaga para Professor Visitante - DSC

postado em 13 de nov. de 2020 10:18 por Tiago Massoni   [ 13 de nov. de 2020 10:18 atualizado‎(s)‎ ]

Dentro de edital da UFCG para professores visitantes, a Computação@UFCG oferece uma vaga, com ênfase em Ciência de Dados.

Inscrições eletrônicas permitidas até 30/11/20. O processo seletivo será realizado através de análise de currículo e plano de trabalho.

Aluna do curso de Ciência da Computação recebe prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica do Brasil em Eng. de Software

postado em 24 de out. de 2020 12:24 por Tiago Massoni   [ 24 de out. de 2020 12:28 atualizado‎(s)‎ ]

A aluna da graduação Beatriz Souza, do curso de Computação da UFCG, teve seu trabalho de Iniciação científica premiado como melhor do Brasil em Eng. de Software, com o Prof. Rohit Gheyi. A premiação foi dada no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), realizado em 2020 em plataforma virtual, entre os dias 19 e 23 de Outubro.

Além disso, Beatriz teve seu artigo "A Large Scale Study on the Effectiveness of Manual and Automatic Test Generation" premiado como best paper no simpósio brasileiro de Engenharia de Software, escrito com a Profa. Patrícia Machado.

Professor da Computação Premiado por Disciplina Multi-área na UFCG

postado em 28 de ago. de 2020 17:59 por Tiago Massoni

O Professor Hyggo Almeida, da computação@UFCG, recebeu o prêmio Boas Práticas na Academia em 2020. A iniciativa Baião de Três, que une Computação, Design e Administração em uma disciplina com foco em inovação e empreendedorismo, foi uma das cinco melhores do Brasil. Veja o resultado no site: https://www.boaspraticasnaacademia.com.br/resultados

O Prêmio Boas Práticas na Academia é uma chamada aberta que tem como objetivo mapear e dar visibilidade a experiências de ensino e extensão que contribuem para a inserção das temáticas relacionadas aos Investimentos e Negócios de Impacto nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. Voltado a cursos de graduação das mais diversas áreas, o Prêmio é fruto da parceria entre a ponteAponte, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e parceiros, e visa contribuir para a formação e engajamento de novos profissionais nesse campo.

Baião de Três é um projeto multidisciplinar de ensino integrado de empreendedorismo na graduação baseado em vivência, que envolve alunos e professores de Tecnologia, Design e Administração. O projeto é coordenado por Cleone Souza (Design), Hyggo Almeida (Computação) e Verônica Macário (Administração), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Alunos do Curso de Computação devem responder questionário sobre atividades remotas

postado em 19 de jun. de 2020 05:43 por Tiago Massoni

Mensagem do coordenador do curso de Computação: 

"Por favor, aqueles que ainda não responderam à última enquete, façam isso acessando o formulário: https://forms.gle/bnSN4zNemRPfRV4H7. Na próxima segunda-feira teremos uma reunião com a reitoria e seria muito importante ter um quadro o mais atualizado e completo possível sobre a situação do nosso corpo discente. No momento, menos de 50% de vocês preencheram esse último formulário. "

1-10 of 61