Informes do Departamento


Professor de Ciência da Computação cria lojas virtuais para pequenos negócios enfrentarem pandemia

postado em 27 de mar. de 2020 11:11 por Edimilson Camilo da SIlva

Diante de um cenário de incertezas, especialmente econômicas, em que o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia do coronavirus (COVID-19), o professor João Arthur Brunet Monteiro, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), resolveu ajudar pequenos comerciantes usando seus conhecimentos técnicos para criar gratuitamente lojas virtuais.

 

A iniciativa, batizada de Mercado Solidário, conta com a adesão voluntária de alunos e ex-alunos do curso, bem como estudantes de outras instituições e profissionais de empresas da cidade.

 

A ideia é atender quem não tem recurso para implantar uma loja virtual, a exemplo de feirantes, mercadinhos de bairro, espetinhos, vendedores de água, doceiros, entre outros. O professor conta que a iniciativa partiu após ajudar um amigo. “Ele me pediu para fazer um site simples no qual ele pudesse expor seus produtos e um telefone para contato, para poder vender pelo telefone. Eu fiz o site, mas depois notei que vários outros comerciantes pudessem estar na mesma situação. Então acabei decidindo montar um projeto e convidar voluntários para atender mais pessoas”, revela.

 

Após reunião com os voluntários, o projeto foi iniciado na manhã desta quinta-feira, dia 26, e já conta com dois projetos implantados e a equipe já trabalha em mais uma dezena de outras solicitações.

 

Os comerciantes interessados em participar da ação podem preencher o formulário online que a equipe entrará em contato. Acesse:: http://bit.ly/cc-empresas.

 

(Ascom/UFCG)

Dois alunos de Ciência da Computação são premiados no prêmio CAPES Talento Universitário

postado em 27 de mar. de 2020 11:04 por Edimilson Camilo da SIlva

Dois alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG foram premiados no Prêmio CAPES Talento Universitário 2019. O resultados saiu agora no final de fevereiro e tivemos os alunos Amauri Gomes de Oliveira Neto e Maria Eduarda de Azevedo Silva premiados.

A direção da Unidade Acadêmica de Computação parabeniza aos alunos premiados e a todos os professores e técnicos envolvidos nessa conquista.

O Prêmio CAPES Talento Universitário será no valor único de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, perfazendo um total de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES.

Veja Edital completo AQUI.

COMUNICADO

postado em 17 de mar. de 2020 12:31 por Jackson Tomé   [ 17 de mar. de 2020 12:43 atualizado‎(s)‎ ]

A Universidade Federal de Campina Grande suspende as atividades acadêmicas presencias como medida preventiva quanto à disseminação do COVID-19 (corona vírus).

Computação participa do projeto Baião de Três

postado em 7 de fev. de 2020 03:42 por Edimilson Camilo da SIlva   [ atualizado em 7 de fev. de 2020 04:01 por Tiago Massoni ]

O Curso de Ciência da Computação da UFCG fechou uma parceria com o projeto Baião. O Baião de Três é um projeto multidisciplinar de ensino integrado de empreendedorismo na graduação baseado em vivência, que envolve alunos e professores de Tecnologia, Design e Administração. O projeto é coordenado por Cleone Souza (Design), Hyggo Almeida (Computação) e Verônica Macário (Administração), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O QUE O BAIÃO FAZ?

O Projeto Baião de Três promove o aprendizado de princípios de empreendedorismo inovador, reunindo alunos e professores de diferentes cursos no mesmo ambiente. Grupos-Empresas são formados pelos alunos que participam de atividades vivenciais com foco na prática de formação de startups: Design Thinking, Business Model Canvas, Minimum Viable Product, Elevator Pitches.

COMO É EXECUTADO O PROJETO?

O projeto é executado em três fases: integração, na qual os alunos dos diversos cursos participam de atividades para promover a relação interpessoal e compartilhamento de experiências; Produto, na qual os alunos criam produtos utilizando Design Thinking e MVP; Negócio, na qual os alunos criam negócios para os seus produtos, utilizando Business Model Canvas, Análise de Viabilidade Econômica e Elevator Pitches. Ao fim do processo, os pitches são apresentados para uma banca de investidores.

Conheça um pouco mais sobre o Projeto Baião de Três:

Portal: http://baiaodetres.org/#home

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1kryirpgF9kjVev0lmofrvY2P8flccWKC/view

Ingenico anuncia parceria para formação de profissionais

postado em 6 de fev. de 2020 12:05 por Edimilson Camilo da SIlva

Um dos grandes desafios dos profissionais é encontrar formas de aliar conhecimento teórico com experiência prática. Do mesmo modo, encontrar talentos com bagagem técnica e vivência corporativa também pode ser uma tarefa bastante complexa para as empresas. Com base nessas constatações, a Ingenico, líder mundial em tecnologia de meios de pagamento, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam parceria de colaboração para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação de Campina Grande (PB).

 “O investimento no desenvolvimento de pessoas é um dos valores prioritários da Ingenico, por isso estamos muito felizes com a parceria com a UFCG, que nos permite preparar futuros profissionais para um mercado de trabalho que está em constante transformação”, afirma Fernanda Pinchetti, diretora de Recursos Humanos da Ingenico para a América Latina.

O projeto tem como objetivo aproximar o aprendizado acadêmico e as demandas práticas de uma empresa multinacional com mais de três décadas de atuação e presença em aproximadamente 170 países. O programa, criado há cinco anos e que agora está em uma nova fase, já colaborou com a formação de mais de 100 alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFCG, além de gerar inovação e novas oportunidades também para a Ingenico no Brasil e em outros países da América Latina, como México e Colômbia.

“Ao levar a realidade corporativa para dentro da sala de aula, estamos ajudando o Brasil a ter mais profissionais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho”, afirma Akira Higashi, Engenheiro Especialista da Ingenico. Segundo o especialista, o apoio dos estudantes está, atualmente, concentrado no desenvolvimento de software para diagnóstico e monitoramento remoto dos terminais de pagamento. Novos projetos-pilotos desenvolvidos permitiram a redução de problemas lógicos de máquinas e de cerca de 30% no tempo de análise de equipamentos durante as ações de manutenção.

Coordenado pelo professor Wilkerson Andrade, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, o programa apoia as ações de manutenção corretiva e preventiva, com sistemas de acompanhamento a distância e checagem virtual, que otimizam o trabalho dos técnicos durante as etapas de reparo e configuração dos equipamentos. A parceria é vista como uma das mais importantes ações de aproximação entre empresas e universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Do ponto de vista da Universidade, o apoio da Ingenico é uma oportunidade de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre as novas de demandas digitais do mercado de trabalho. “Trabalhamos como uma startup dentro da Universidade, acompanhando nosso avanço de forma contínua e com contato frequente com a equipe da empresa, em São Paulo”, explica Wilkerson.

Na opinião do professor, a iniciativa gera uma série de avanços para os participantes. “Estamos conseguindo resolver questões práticas do dia a dia ao formar profissionais preparados para fazer análise e para aturarem na correção de questões técnicas”, afirma. Prova disso é que a parceria entre a UFCG e a Ingenico tem sido amplamente elogiada no País e no exterior, a exemplo do que ocorreu recentemente no Canadá e no Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Software.

De acordo com Higashi, o resultado alcançado não é uma surpresa. “Sempre tivemos uma grande sinergia com a equipe da escola de tecnologia da UFCG, que é uma das melhores instituições do País em termos de formação e pesquisa técnica. Realizamos um processo de seleção, mas rapidamente nos tornamos parceiros da Universidade Federal de Campina Grande. Nossa jornada de inovação continua”, diz

 

Sobre a Ingenico

A Ingenico é uma multinacional francesa, líder mundial no mercado de tecnologia de meios de pagamento. Com mais de 30 anos de atuação, está presente em cerca de 170 países e conta com 8.000 funcionários para desenvolver terminais e soluções diferenciadas para minimizar a complexidade durante transações de pagamentos eletrônicos, garantindo segurança e rapidez nas operações, independentemente do método de pagamento ou o canal de vendas. Conheça mais sobre a empresa no site: www.ingenico.com.br

Gestão Colegiada da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação

postado em 20 de nov. de 2019 06:01 por Jackson Tomé   [ 20 de nov. de 2019 06:02 atualizado‎(s)‎ ]

Em 12 de novembro de 2019 tomou posse a nova Gestão Colegiada da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação para o biênio 2019-2021, com  a seguinte composição:

Coordenador Administrativo: Prof. Tiago Lima Massoni
Coordenador de Graduação: Prof. Francisco Vilar Brasileiro
Coordenadora de Pós-Graduação: Profa. Raquel Vigolvino Lopes
Coordenadora de Extensão e Pesquisa: Profa. Francilene Procópio Garcia

Ciência da Computação 5 ESTRELAS

postado em 5 de dez. de 2018 05:28 por Jackson Tomé   [ 10 de dez. de 2018 05:30 atualizado‎(s)‎ ]

Cursos da UFCG são avaliados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril




Pelo 12º ano consecutivo, os cursos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberam cinco estrelas (conceito excelente) na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Além deles, o curso de Licenciatura em Matemática, do campus Campina Grande, também recebeu a pontuação máxima.

 

Ao todo, 58 cursos da UFCG foram classificados na edição 2018 do Guia do Estudante e constam da publicação GE Profissões Vestibular 2019, já nas bancas. Deles, 32 foram avaliados com quatro estrelas (conceito Muito Bom) e 23 receberam três estrelas (conceito Bom).

 

Parabenizando à comunidade acadêmica dos cursos avaliados, o reitor Vicemário Simões destacou que os resultados na performance das graduações nos critérios da pesquisa de opinião, contribuem para reflexões institucionais sobre o fazer acadêmico. Sem comparações, nem questionamentos, afirmou que a universidade ratifica sua expressão no cenário nacional.

 

Veja abaixo a classificação completa.

 

5 estrelas

 

Ciência da Computação

Engenharia Elétrica

Matemática - Licenciatura (Campina Grande)

 

Clique aqui





Concurso DSC - Inscrições aceitas - Edital n. 5 de 1 de agosto de 2018

postado em 18 de set. de 2018 10:58 por Andrey Elísio Monteiro Brito   [ 18 de set. de 2018 10:59 atualizado‎(s)‎ ]

As inscrições são definidas no Anexo I, Capítulo III, Artigo 6, da Resolução 04/2014 da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira da UFCG e no item 5.3 do Edital CEEI No. 05/2018.

Os seguintes pedidos de inscrição foram deferidos:

  • Adriano Araújo Santos
  • Aline Marques de Morais
  • Alysson Filgueira Milanez
  • Daniel Faustino Lacerda de Souza
  • Daniel Gondim Ernesto de Melo
  • Demetrio Gomes Mestre
  • Eduardo de Lucena Falcão
  • Eugênio de Carvalho Saraíva
  • Fabio Jorge Almeida Morais
  • Felipe Vieira Falcão
  • Frederico Moreira Bublitz
  • Giovanni Farias da Silva
  • Helder Fernando  de Araujo Oliveira
  • Hilário Tomaz Alves de Oliveira
  • João Carlos Gluz
  • Leandro José Ventura Silva
  • Lettiery D’Lamare Portela Procópio
  • Márcio de Carvalho Saraiva
  • Maxwell Guimarães de Oliveira
  • Mirko Barbosa Perkusich
  • Reudismam Rolim de Sousa
  • Rodrigo de Almeida Vilar de Miranda
  • Rodolfo de Andrade Marinho Silva
  • Tadeu Knewitz Zubaran
  • Waldemar Pires Ferreira Neto

Nenhum pedido de inscrição foi indeferido.


Faça Computação na UFCG!

postado em 23 de jan. de 2018 03:06 por João Arthur Brunet Monteiro   [ 23 de jan. de 2018 03:14 atualizado‎(s)‎ ]

Faça Computação na UFCG! http://vempraufcg.cc/

As inscrições do Sistema de Seleção Unificadas (Sisu) estão abertas desde a madrugada desta terça-feira e poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta (26), no horário de Brasília.

Criado em 1976, o curso de Ciência da Computação da UFCG é um dos mais antigos e celebrados na área em todo o Brasil. É considerado curso de excelência pelo prestigiado Guia do Estudante da Editora Abril, tendo recebido 5 estrelas nas últimas onze avaliações (2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017).

Em 2011, obteve nota 5 (máxima) pelo ENADE/MEC, tendo obtido a melhor avaliação entre os cursos do Norte e Nordeste. Manteve, junto com apenas outros dois cursos (UFRGS e UFMG), a nota máxima em duas avaliações seguidas (2008 e 2011).

Conheça mais detalhes sobre Computação @ UFCG aqui: http://vempraufcg.cc/

Acesse o site do programa (http://sisu.mec.gov.br/) para garantir a sua vaga no nosso curso.

Nota de pesar

postado em 14 de jun. de 2017 05:26 por Carlos Eduardo Santos Pires

É com profunda tristeza e dor que informamos o falecimento do Prof. Marcus Costa Sampaio. Doutor em Informática, pela Universidade de Montpellier, Marcus era professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atualmente residia em Fortaleza.

Marcus teve diversos artigos publicados no SBBD, tendo em 1999 recebido o prêmio de melhor artigo:

SAMPAIO, M. C.; MONGIOVI, G. ; CARVALHO, J. V. . Utilizando Técnicas de Data Mining para o Reconhecimento de Caracteres Manuscritos. In: XIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 1999, Florianópolis - SC. XIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - Anais, 1999. p. 235-249.

Nos últimos anos, como hobbie, mantinha um blog com várias crônicas interessantes.

1-10 of 47