Informes do Departamento


Computação participa do projeto Baião de Três

postado em 7 de fev. de 2020 03:42 por Edimilson Camilo da SIlva   [ atualizado em 7 de fev. de 2020 04:01 por Tiago Massoni ]

O Curso de Ciência da Computação da UFCG fechou uma parceria com o projeto Baião. O Baião de Três é um projeto multidisciplinar de ensino integrado de empreendedorismo na graduação baseado em vivência, que envolve alunos e professores de Tecnologia, Design e Administração. O projeto é coordenado por Cleone Souza (Design), Hyggo Almeida (Computação) e Verônica Macário (Administração), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O QUE O BAIÃO FAZ?

O Projeto Baião de Três promove o aprendizado de princípios de empreendedorismo inovador, reunindo alunos e professores de diferentes cursos no mesmo ambiente. Grupos-Empresas são formados pelos alunos que participam de atividades vivenciais com foco na prática de formação de startups: Design Thinking, Business Model Canvas, Minimum Viable Product, Elevator Pitches.

COMO É EXECUTADO O PROJETO?

O projeto é executado em três fases: integração, na qual os alunos dos diversos cursos participam de atividades para promover a relação interpessoal e compartilhamento de experiências; Produto, na qual os alunos criam produtos utilizando Design Thinking e MVP; Negócio, na qual os alunos criam negócios para os seus produtos, utilizando Business Model Canvas, Análise de Viabilidade Econômica e Elevator Pitches. Ao fim do processo, os pitches são apresentados para uma banca de investidores.

Conheça um pouco mais sobre o Projeto Baião de Três:

Portal: http://baiaodetres.org/#home

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1kryirpgF9kjVev0lmofrvY2P8flccWKC/view

Ingenico anuncia parceria para formação de profissionais

postado em 6 de fev. de 2020 12:05 por Edimilson Camilo da SIlva

Um dos grandes desafios dos profissionais é encontrar formas de aliar conhecimento teórico com experiência prática. Do mesmo modo, encontrar talentos com bagagem técnica e vivência corporativa também pode ser uma tarefa bastante complexa para as empresas. Com base nessas constatações, a Ingenico, líder mundial em tecnologia de meios de pagamento, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam parceria de colaboração para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação de Campina Grande (PB).

 “O investimento no desenvolvimento de pessoas é um dos valores prioritários da Ingenico, por isso estamos muito felizes com a parceria com a UFCG, que nos permite preparar futuros profissionais para um mercado de trabalho que está em constante transformação”, afirma Fernanda Pinchetti, diretora de Recursos Humanos da Ingenico para a América Latina.

O projeto tem como objetivo aproximar o aprendizado acadêmico e as demandas práticas de uma empresa multinacional com mais de três décadas de atuação e presença em aproximadamente 170 países. O programa, criado há cinco anos e que agora está em uma nova fase, já colaborou com a formação de mais de 100 alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFCG, além de gerar inovação e novas oportunidades também para a Ingenico no Brasil e em outros países da América Latina, como México e Colômbia.

“Ao levar a realidade corporativa para dentro da sala de aula, estamos ajudando o Brasil a ter mais profissionais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho”, afirma Akira Higashi, Engenheiro Especialista da Ingenico. Segundo o especialista, o apoio dos estudantes está, atualmente, concentrado no desenvolvimento de software para diagnóstico e monitoramento remoto dos terminais de pagamento. Novos projetos-pilotos desenvolvidos permitiram a redução de problemas lógicos de máquinas e de cerca de 30% no tempo de análise de equipamentos durante as ações de manutenção.

Coordenado pelo professor Wilkerson Andrade, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, o programa apoia as ações de manutenção corretiva e preventiva, com sistemas de acompanhamento a distância e checagem virtual, que otimizam o trabalho dos técnicos durante as etapas de reparo e configuração dos equipamentos. A parceria é vista como uma das mais importantes ações de aproximação entre empresas e universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Do ponto de vista da Universidade, o apoio da Ingenico é uma oportunidade de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre as novas de demandas digitais do mercado de trabalho. “Trabalhamos como uma startup dentro da Universidade, acompanhando nosso avanço de forma contínua e com contato frequente com a equipe da empresa, em São Paulo”, explica Wilkerson.

Na opinião do professor, a iniciativa gera uma série de avanços para os participantes. “Estamos conseguindo resolver questões práticas do dia a dia ao formar profissionais preparados para fazer análise e para aturarem na correção de questões técnicas”, afirma. Prova disso é que a parceria entre a UFCG e a Ingenico tem sido amplamente elogiada no País e no exterior, a exemplo do que ocorreu recentemente no Canadá e no Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Software.

De acordo com Higashi, o resultado alcançado não é uma surpresa. “Sempre tivemos uma grande sinergia com a equipe da escola de tecnologia da UFCG, que é uma das melhores instituições do País em termos de formação e pesquisa técnica. Realizamos um processo de seleção, mas rapidamente nos tornamos parceiros da Universidade Federal de Campina Grande. Nossa jornada de inovação continua”, diz

 

Sobre a Ingenico

A Ingenico é uma multinacional francesa, líder mundial no mercado de tecnologia de meios de pagamento. Com mais de 30 anos de atuação, está presente em cerca de 170 países e conta com 8.000 funcionários para desenvolver terminais e soluções diferenciadas para minimizar a complexidade durante transações de pagamentos eletrônicos, garantindo segurança e rapidez nas operações, independentemente do método de pagamento ou o canal de vendas. Conheça mais sobre a empresa no site: www.ingenico.com.br

Gestão Colegiada da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação

postado em 20 de nov. de 2019 06:01 por Jackson Tomé   [ 20 de nov. de 2019 06:02 atualizado‎(s)‎ ]

Em 12 de novembro de 2019 tomou posse a nova Gestão Colegiada da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação para o biênio 2019-2021, com  a seguinte composição:

Coordenador Administrativo: Prof. Tiago Lima Massoni
Coordenador de Graduação: Prof. Francisco Vilar Brasileiro
Coordenadora de Pós-Graduação: Profa. Raquel Vigolvino Lopes
Coordenadora de Extensão e Pesquisa: Profa. Francilene Procópio Garcia

Ciência da Computação 5 ESTRELAS

postado em 5 de dez. de 2018 05:28 por Jackson Tomé   [ 10 de dez. de 2018 05:30 atualizado‎(s)‎ ]

Cursos da UFCG são avaliados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril




Pelo 12º ano consecutivo, os cursos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberam cinco estrelas (conceito excelente) na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Além deles, o curso de Licenciatura em Matemática, do campus Campina Grande, também recebeu a pontuação máxima.

 

Ao todo, 58 cursos da UFCG foram classificados na edição 2018 do Guia do Estudante e constam da publicação GE Profissões Vestibular 2019, já nas bancas. Deles, 32 foram avaliados com quatro estrelas (conceito Muito Bom) e 23 receberam três estrelas (conceito Bom).

 

Parabenizando à comunidade acadêmica dos cursos avaliados, o reitor Vicemário Simões destacou que os resultados na performance das graduações nos critérios da pesquisa de opinião, contribuem para reflexões institucionais sobre o fazer acadêmico. Sem comparações, nem questionamentos, afirmou que a universidade ratifica sua expressão no cenário nacional.

 

Veja abaixo a classificação completa.

 

5 estrelas

 

Ciência da Computação

Engenharia Elétrica

Matemática - Licenciatura (Campina Grande)

 

Clique aqui





Concurso DSC - Inscrições aceitas - Edital n. 5 de 1 de agosto de 2018

postado em 18 de set. de 2018 10:58 por Andrey Elísio Monteiro Brito   [ 18 de set. de 2018 10:59 atualizado‎(s)‎ ]

As inscrições são definidas no Anexo I, Capítulo III, Artigo 6, da Resolução 04/2014 da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira da UFCG e no item 5.3 do Edital CEEI No. 05/2018.

Os seguintes pedidos de inscrição foram deferidos:

  • Adriano Araújo Santos
  • Aline Marques de Morais
  • Alysson Filgueira Milanez
  • Daniel Faustino Lacerda de Souza
  • Daniel Gondim Ernesto de Melo
  • Demetrio Gomes Mestre
  • Eduardo de Lucena Falcão
  • Eugênio de Carvalho Saraíva
  • Fabio Jorge Almeida Morais
  • Felipe Vieira Falcão
  • Frederico Moreira Bublitz
  • Giovanni Farias da Silva
  • Helder Fernando  de Araujo Oliveira
  • Hilário Tomaz Alves de Oliveira
  • João Carlos Gluz
  • Leandro José Ventura Silva
  • Lettiery D’Lamare Portela Procópio
  • Márcio de Carvalho Saraiva
  • Maxwell Guimarães de Oliveira
  • Mirko Barbosa Perkusich
  • Reudismam Rolim de Sousa
  • Rodrigo de Almeida Vilar de Miranda
  • Rodolfo de Andrade Marinho Silva
  • Tadeu Knewitz Zubaran
  • Waldemar Pires Ferreira Neto

Nenhum pedido de inscrição foi indeferido.


Faça Computação na UFCG!

postado em 23 de jan. de 2018 03:06 por João Arthur Brunet Monteiro   [ 23 de jan. de 2018 03:14 atualizado‎(s)‎ ]

Faça Computação na UFCG! http://vempraufcg.cc/

As inscrições do Sistema de Seleção Unificadas (Sisu) estão abertas desde a madrugada desta terça-feira e poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta (26), no horário de Brasília.

Criado em 1976, o curso de Ciência da Computação da UFCG é um dos mais antigos e celebrados na área em todo o Brasil. É considerado curso de excelência pelo prestigiado Guia do Estudante da Editora Abril, tendo recebido 5 estrelas nas últimas onze avaliações (2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017).

Em 2011, obteve nota 5 (máxima) pelo ENADE/MEC, tendo obtido a melhor avaliação entre os cursos do Norte e Nordeste. Manteve, junto com apenas outros dois cursos (UFRGS e UFMG), a nota máxima em duas avaliações seguidas (2008 e 2011).

Conheça mais detalhes sobre Computação @ UFCG aqui: http://vempraufcg.cc/

Acesse o site do programa (http://sisu.mec.gov.br/) para garantir a sua vaga no nosso curso.

Nota de pesar

postado em 14 de jun. de 2017 05:26 por Carlos Eduardo Santos Pires

É com profunda tristeza e dor que informamos o falecimento do Prof. Marcus Costa Sampaio. Doutor em Informática, pela Universidade de Montpellier, Marcus era professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atualmente residia em Fortaleza.

Marcus teve diversos artigos publicados no SBBD, tendo em 1999 recebido o prêmio de melhor artigo:

SAMPAIO, M. C.; MONGIOVI, G. ; CARVALHO, J. V. . Utilizando Técnicas de Data Mining para o Reconhecimento de Caracteres Manuscritos. In: XIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 1999, Florianópolis - SC. XIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - Anais, 1999. p. 235-249.

Nos últimos anos, como hobbie, mantinha um blog com várias crônicas interessantes.

Concurso para Professor Adjunto 2015

postado em 12 de nov. de 2015 11:21 por Herman Martins Gomes   [ 4 de dez. de 2015 14:33 atualizado‎(s)‎ ]

Abertas inscrições para 01 vaga de Professor Adjunto DE, na Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.
O prazo para inscrições se encerrou em 13/11/2015.

Edital:
  • Baixar o edital completo.
  • Primeira retificação do edital disponível aqui.
  • Segunda retificação do edital disponível aqui.

Regulamento de Concurso Público para Professores da UFCG: Resolução 4/2014

23/11/2015: Inscrições deferidas.

27/11/2015: Parecer do recurso: disponível aqui.

30/11/2015: Procedimentos e instruções para o concurso: disponíveis aqui.

01/12/2015: Resultado da prova escrita: disponível aqui.

01/12/2015: Resultado da prova escrita com mapeamento código-candidato: disponível aqui.

02/12/2015: Ordem das apresentações da prova didática (tema sorteado 08): aqui.

03/12/2015: Resultado da prova didática: disponível aqui.

04/12/2015: Resultado final do concurso: disponível aqui.

DSC na 3a Chamada coordenada BR-EU

postado em 17 de ago. de 2015 15:04 por Adalberto Cajueiro de Farias   [ atualizado em 8 de mar. de 2016 05:27 por Cláudio Campelo ]

Projetos aprovados na 3a Chamada Coordenada BR-EU contam com a participação da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da UFCG. O objetivo da chamada é fortalecer a sinergia entre as competências existentes nas comunidades de P&D do Brasil e da União Europeia, com destaque para instituições com forte envolvimento com indústrias.

Participar de projetos aprovados em chamadas como esta é mais um atestado do compromisso e a alta capacidade técnica da UASC perante a comunidade internacional, além de ampliar sua visibilidade nesse escopo. Os projetos também trazem recursos e novas parcerias de pesquisa  de extrema importância para manter a UASC como uma das mais universidades produtivas nas áreas dos projetos aprovados.

Maiores detalhes em:

Laboratório Analytics desenvolve visualização interativa dos fluxogramas de cursos da UFCG

postado em 22 de jun. de 2015 17:30 por Leandro Balby Marinho   [ 23 de jun. de 2015 04:27 atualizado‎(s)‎ ]

O Laboratório Analytics do DSC desenvolveu em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino o PRE Fluxogramas, um sistema de visualização interativa dos fluxogramas dos cursos da UFCG. O sistema cuja primeira versão foi fruto de um projeto financiado pela HP Brasil através da Lei de Informática e contemplava somente o Curso de Computação, hoje abrange todos os cursos da UFCG e tem como objetivo principal auxiliar alunos, professores e coordenadores a melhor planejarem suas atividades acadêmicas e administrativas. Na versão atual, o sistema promove uma rápida visualização dos planos de curso por campus, curso e período, além de outras informações importantes tais como pré-requisitos, duração máxima e número de créditos. 

O projeto é encabeçado pelos professores Nazareno Andrade, Leandro Balby e João Brunet, e ainda contempla a implantação de outras funcionalidades importantes, tais como a visualização das disciplinas que possuem maior taxa de sucesso (em termos de porcentagem de aprovações) e módulos para auxiliar coordenadores e alunos no momento da matrícula. O sistema hoje se encontra linkado na página da UFCG por meio do site da COMPROV (opção "Conheça os cursos da UFCG" e da PRE (na página "Cursos") e desde o seu lançamento já teve 17.700 acessos.


1-10 of 44