Graduação‎ > ‎

Estágios PPC 2017 (Novo Curso)

As informações abaixo são destinadas aos alunos do novo curso (PPC 2017).

Se você está vinculado ao curso antigo (PPC 1999), acesse este link.


O que devo ler para ter informações detalhadas sobre o Estágio?


A Resolução 01/2018 (link) é o que regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Ciência da Computação.


Qual a grande diferença entre o estágio no curso antigo e no novo curso?

No Curso antigo (PPC 1999) o Estágio era um componente curricular (disciplina) optativo de 10 créditos e tinha como pré-requisito a disciplina de Engenharia de Software. No Novo Curso (PPC 2017) o estágio não é mais uma disciplina. O tempo dedicado a essa atividade será contabilizado como Atividades Complementares conforme resolução específica.


Com quem se informar, caso necessário?

Prof. Cláudio Campelo

Coordenador de estágios da UASC

campelo@computacao...


Quem pode fazer?

O Estágio poderá ser realizado desde que o(a) aluno(a) tenha integralizado 80 créditos do Núcleo de Conteúdos Obrigatórios.


Quando?

Os estágios podem começar e terminar a qualquer momento (isto é, não depende do calendário acadêmico). A carga horária mínima é de 300 horas.


Onde?

Os alunos interessados em cursar esta disciplina devem procurar estágio em instituições conveniadas (ou elegíveis para convênio) com antecedência. Veja aqui a lista de empresas e instituições conveniadas. Se a empresa / instituição não for conveniada, o convênio pode ser solicitado. 

Para isso, a empresa deve preencher um formulário, anexar alguns documentos (veja informações aqui) e encaminhá-los ao coordenador de estágios da UASC para que este solicite a celebração do convênio junto à PRE.

O aluno pode intermediar este processo coletando a documentação da empresa e levando até o coordenador de estágios. Alternativamente, basta solicitar que a empresa entre em contato por email para que possamos passar as instruções para envio do material de outra forma (correios, office boy, etc).


Como conseguir um estágio?

Você deve ficar atento às oportunidades divulgadas pelas próprias instituições e participar dos processos seletivos oferecidos por eles.


Posso aproveitar uma participação em Projeto de P&D como um estágio, assim como era feita no curso antigo?

NÃO. Como o estágio antes era uma disciplina, havia esse interesse por parte dos alunos, de forma a contabilizar 10 créditos optativos (de disciplinas) em seu histórico. Isso acontecia utilizando o interveniente financeiro do projeto (Fundação PaqTcPb) como um concedente do estágio. Hoje isso não faz mais sentido, visto que tanto as participações em projetos quanto os estágios são regulados como formas de aproveitar créditos de atividades complementares (não de disciplinas). Portanto, caso você pretenda participar de um projeto de P&D (ou tenha participado), utilize as documentações comprobatórias para aproveitar créditos em atividades complementares.


Benefícios do Estágio

Além de ser de muita importância para a formação profissional, o tempo dedicado ao Estágio é contabilizado, de acordo com a regulamentação específica concebida pelo colegiado, como créditos de atividades complementares.


Consegui uma instituição para realizar estágio. E agora, qual o procedimento para formalizar o estágio junto à UFCG ?

Primeiro, informe ao coordenador de estágios da UASC que você irá realizar um estágio. Você deve informar a instituição conveniada que será concedente do estágio e as datas de início e fim pretendidas. Você deve ainda enviar o seu histórico para comprovar que atende ao pré-requisito (ter integralizado 80 créditos obrigatórios).

Em seguida, escolha algum(a) professor(a) da UASC para ser seu(ua) orientador(a). O orientador será responsável por ajudá-lo a definir o plano de trabalho, a escrever seu relatório de atividades e também irá atual como seu avaliador.

Verifique junto à instituição onde fará o estágio quem será seu supervisor técnico (deve ser algum  profissional da área de computação / tecnologia da informação).

Elabore o plano de atividades juntamente com seu supervisor (e seguindo os aconselhamentos do orientador).

É necessário que o(a) aluno(a) submeta o plano de estágio para aprovação do seu orientador de estágio. Isso deve ser feito via controle acadêmico, seguindo os seguintes passos:

1. Encontre a seção de Estágios.

2. Preencha o plano de atividades de estágio (prestar atenção na carga horária total que deve ser igual ou superior a 300 horas).

    I. Escolha uma concedente cadastrada digitando seu CNPJ no campo adequado.

    II. Indique que o estágio é não obrigatório

    III. Preencha os campos necessários.

    IV. Indique o orientador de estágio.

    V. Envie o plano de Estágio para o seu orientador.

3. O orientador deve aceitar o plano no controle acadêmico online.

4. O coordenador geral de estágios da UFCG deve aceitar o plano no controle acadêmico. 
O coordenador atual é o Prof. Manassés (PRE/UFCG).

5. Após a aprovação do plano, imprima duas vias do termo de compromisso (em frente-e-verso para economizar papel) e colha as assinaturas. Uma das vias deve ficar com a concedente do estágio (empresa/instituição) e a outra com o representante legal da UFCG (o Coordenador Geral de Estágios - PRE/UFCG).  A assinatura da UFCG  deve ser a últimaAlém de assinar, ele registrará no sistema, de forma que o termo seja finalmente celebrado (ou seja, o estágio será validado). 

6. Solicite ao coordenador geral de estágios que seja enviada uma cópia digital do termo ao coordenador de estágios da UASC (veja no início desta página) e uma para você.

7. Envie um email ao coordenador de estágios da UASC confirmando a finalização deste processo e que solicitou a PRE o envio da cópia do termo assinado (prazo de 1 semana após a geração do termo).


Onde encontro mais informações sobre estágios?


Recomendamos a leitura do Manual de Estágio da UFCG a todos os alunos interessados em realizar estágio. Este documento descreve, dentre outras coisas, os direitos e deveres das partes envolvidas.

Recomendamos ainda leitura da Lei de Estágio - 11.788/2008 


Ċ
João Arthur Brunet Monteiro,
7 de ago de 2018 17:25
Comments