Graduação‎ > ‎Oportunidades‎ > ‎

Oportunidade de Bolsa em Projeto HP

postado em 20 de dez de 2010 03:47 por Dalton Serey Guerrero   [ 20 de dez de 2010 04:23 atualizado‎(s)‎ ]
Oportunidade de bolsa para participação em projeto com a HP (Hewlett-Packard) Labs, EUA. Interessados devem enviar o histórico escolar e CV para os professores Leandro Balby (lbalby@gmail.com) e Cláudio Baptista (cdsbaptista@gmail.com) até 22 de dezembro de 2010.

Título do Projeto: Recomendações Espaço-Temporais em Mídias Sociais
 
Descrição do Projeto:

Sistemas de recomendação são aplicativos que recomendam prováveis objetos de interesse aos usuários (e.g. páginas web, vídeos, imagens, etc.), dessa forma reduzindo o espaço de busca e auxiliando o usuário na busca por informações relevantes. Reconhecendo os benefícios de tais sistemas, muitas das redes sociais mais populares vem oferecendo serviços de recomendação, e.g., recomendação de vídeos no youtube, recomendações de imagens no flickr e recomendações de usuários no facebook. No entanto, a maioria dos algoritmos de recomendação existentes não leva em consideração informações contextuais dos objetos sendo recomendados, tais como, por exemplo, espaço e tempo. Quando o usuário carrega uma foto no flickr, por exemplo, essa foto possui uma dimensão espacial (i.e., onde a foto foi tirada) e temporal (i.e., quando a foto foi tirada). Um sistema de recomendação ciente do contexto espaço-temporal ganha maior poder de filtragem e, por conta disso, eventualmente maior precisão nas recomendações.

Esse projeto visa investigar e desenvolver algoritmos de recomendação espaço-temporais em estado-da-arte. Os algoritmos desenvolvidos, depois de devidamente testados e avaliados em dados públicos e da HP, serão incorporados à plataforma HP Gloe (http://www.hpgloe.com/json/login/), uma plataforma para a descoberta de informações baseadas em localização para usuários móveis.

Bolsa: R$ 550,00
 
Número de vagas: 3

Período: Janeiro/2011 - Dezemb/2011 (com possibilidade de prorrogação)

Coordenador: Prof. Leandro Balby Marinho / DSC / UFCG
Comments