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Ouvidoria Virtual da Graduação

O formulário abaixo é destinado a você, estudante do Curso de Ciência da Computação da UFCG, para o registro de queixas e reclamações sobre as disciplinas cursadas no momento. A idéia é facilitar e agilizar o fluxo de informação para a coordenação do curso, de forma que possamos articular, mais rapidamente, junto aos professores, departamentos e centros a melhoria das condições de oferta das disciplinas.

Como preencher?

Acima de tudo, preencha com seriedade e precisão. Para que sua reclamação seja realmente útil, é necessário que você use linguagem apropriada para descrever o problema. Seja claro e direto. Tente focar nos fatos e evitar julgamentos antecipados. Indique claramente como o fato afeta você e/ou a turma. Se o problema é da turma, estimule-a a fazer o mesmo.

Preciso me identificar?

Sim. A identificação permite que a coordenação esteja segura da denúncia/queixa/reclamação e também que possa contactar você, caso isso se mostre necessário. De qualquer forma, sua identificação será mantida em sigilo pela coordenação do curso e nunca será comunicada para terceiros, sem sua concordância explícita e escrita.

Posso fazer a denúncia pessoalmente?

Sim. Se você acha necessário registrar a reclamação pessoalmente, proceda como de costume. Vá até a coordenação e converse pessoalmente com o coordenador e/ou a secretária do curso. A única forma que deve ser evitada são as reclamações por email.

Outro colega já reclamou do mesmo caso. Devo reclamar também?

Sim. Se o fato incomoda você, mande sua própria reclamação. Reclamações em maior número têm, por razões óbvias, maior peso e, por conseqüência, terão mais força para ajudar a resolver a situação. Assim, se o problema é de toda a turma, organize seus colegas e faça-os registrar também a reclamação.

De que posso/devo reclamar?

De qualquer aspecto da disciplina (infra-estrutura, recursos audiovisuais, material didático, professores, monitores, cumprimento de horários e carga horária, etc). Em particular, registre qualquer situação que reduza ou limite as condições de estudo a um nível abaixo do esperado/planejado. Contudo, restrinja-se a reclamações e queixas. Se você tem sugestões de melhorias, por favor, encaminhe-as por email ou pessoalmente à coordenação.

Tenho que esperar até o final do semestre para reclamar?

De forma alguma. Faça sua reclamação o quanto antes. Uma das razões para a existência deste formulário é exatamente a de antecipar e registrar as reclamações tão logo o problema se configure. Mesmo que não seja possível providenciar a solução ótima, o simples registro já ajuda a proteger a turma de problemas maiores que possam decorrer dos iniciais. Assim, não espere para reclamar.

O que será feito com minha reclamação?

A coordenação irá continuamente selecionar, agrupar, investigar/verificar as reclamações registradas. Em seguida, vamos encaminhar ou contactar os envolvidos e/ou responsáveis (sem as identificações dos reclamantes) para tentarmos resolver a situação.


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