Defesa de dissertação, 29/02/2012, 14:00

postado em 15 de fev de 2012 05:26 por Nazareno Ferreira de Andrade
Aluna: Ianna Duarte Kobayashi de Souza
Título: Processamento de imagens cintilográficas, aplicado à reorientação em 3D, para avaliação da perfusão miocárdica no diagnóstico da doença arterial coronariana.
Banca: Prof. Elmar Uwe Kurt Melcher (Orientador, UFCG), Prof. Joseana Macêdo Fechine (Orientadora, UFCG), Prof. José Eustáquio Rangel de Queiroz (UFCG), Prof. Manoel Alves Filho (IFPB). 
Local: Auditório do CEEI

Resumo: O crescimento da incidência da doença arterial coronariana, que atinge parte da população mundial, tem intensificado avanços na área da medicina nuclear, como forma de prevenção e de diagnóstico dessa doença. A cintilografia do miocárdio com técnica SPECT (Single Photon Emission Computed Tomography), associada ao eletrocardiograma, permite a avaliação tanto da funcionalidade quanto da perfusão do músculo cardíaco. Este estudo tem como objetivo principal aplicar técnicas de processamento digital de imagens para segmentar e reorientar automaticamente as imagens 3D de pacientes doentes, geradas por uma gamma camera. Os resultados obtidos foram comparados com a técnica manual e comprovaram a eficácia do método automático proposto.
Comments