Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 583 - Anderson Felinto Barbosa

postado em 1 de fev de 2016 09:49 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG   [ 4 de fev de 2016 10:47 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Anderson Felinto Barbosa
Título do trabalho: Uma Abordagem para Orquestração do Conhecimento com Suporte ao Planejamento e Avaliação Curricular em Ciência da Computação
Orientador(es): Ulrich Schiel

Data: 29/02/2016
Horário: 9h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:(mais detalhes abaixo) Arturo Hernández-Domínguez (Universidade Federal de Alagoas), (), Joseana Macêdo Fechine Régis de Araujo (UFCG), (UFCG). 

Resumo: O Currículo Referência para cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação é um documento criado pela Sociedade Brasileira de Computação que tem a finalidade de descrever, em diferentes granularidades, o conhecimento que podem ser utilizados na criação de currículos para os cursos que possui a computação como atividade fim, ou seja, Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Tal documento, organiza o conhecimento da computação em núcleos, matérias e tópicos, onde, cada núcleo é composto por um conjunto de máterias, e cada matéria possui um conjunto de tópicos que podem ser utilizados para a criação de uma ou mais disciplinas. Nesse contexto, observa-se uma estruturação hierárquica entre as diferentes granulardades do currículo, não apresentando, portanto, uma relação entre elementos de mesma granularidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo de propor uma abordagem para a orquestração do conhecimento em Ciência da Computação com a finalidade de proporcionar um suporte para o planejamento e avaliação de estruturas curriculares. Para isso, foi proposta uma abordagem bottom-up que orquestra o conhecimento descrito no Currículo Referência, na granularidade de matérias, a partir das estruturas curriculares reais apresentadas por cursos de bacharelado em Ciência da Computação de instituições brasileiras. Como resultado, obtivemos uma estrutura que apresenta as matérias mais relevantes que foram identificadas, bem como, suas relações com outras matérias.
Comments