Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 544 - Mikaela Anuska Oliveira Maia, em 28/08, às 09hs

postado em 7 de ago de 2014 10:42 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Mikaela Anuska Oliveira Maia
Título do trabalho: Uma Abordagem para Adaptação de Clientes do Java Collections Framework Baseada em Técnicas de Migração de APIs
Orientador(es): Tiago Massoni e Adalberto Cajueiro

Data: 28/08/2014
Horário: 9h
Local: auditório SPLAB

Banca examinadora: Tiago Massoni e Adalberto Cajueiro (Orientadores), Márcio Lopes Cornélio (Universidade Federal de Pernambuco) e Dalton Serey (UFCG).

Resumo: Apesar da diversidade que a API do Java Collections Framework(JCF) provê, com uma variedade de implementações para várias estruturas de dados, os desenvolvedores podem escolher interfaces ou classes inadequadas, em termos de eficiência ou propósito. Isto pode acontecer devido a documentação da API ser insuficiente ou a falta de análise ponderada pelo desenvolvedor de acordo com exigências do contexto. Uma solução possível é a substituição manual, em paralelo com uma análise do contexto do programa. No entanto, isso é cansativo e suscetível a erros, desestimulando a modificação. Neste trabalho, nós definimos uma abordagem semi-automática para a seleção de interfaces e implementações dentro do JCF e a modificação de clientes do JCF, com base em técnicas de migração de API. A abordagem ajuda o usuário a escolher a coleção mais apropriada, com base em requisitos coletados por meio de perguntas mais intuitivas para o usuário. A seleção é resolvida com uma árvore de decisão que, a partir das respostas dadas pelo desenvolvedor, decide qual é a interface e implementação mais adequada do JCF. Após esta decisão, a modificação do programa é realizado por meio de adaptadores, minimizando a modificação do código fonte. Nós avaliamos a abordagem, implementada em uma ferramenta de apoio, com um estudo experimental que compreende estudantes de Ciência da Computação distribuídos aleatoriamente em grupos, os quais realizaram mudanças para clientes do JCF por diferentes métodos: manualmente, utilizando-se do Eclipse Java Search e nossa abordagem. Os resultados foram avaliados na qualidade, esforço e tempo gasto. Descobrimos que a maioria dos usuários tiveram dificuldades em escolher a interface ou implementação apropriada para os requisitos apresentados. Nossa abordagem evidenciou uma melhora no esforço de selecionar a melhor coleção para a exigência, poupando algum tempo no processo. Sobre a qualidade da coleção selecionada, encontramos o mesmo comportamento usando as duas ferramentas.
Comments