Candidato: Paulo Victor Silva Ouriques Título do trabalho: Uma Abordagem para Escolha da Melhor Interface de Exibição de Anúncios na Propaganda Pervasiva Orientador(es): Hyggo Almeida e Angelo Perkusich Data: 28/11/2014 Horário: 10hs Local: Laboratório Embedded Banca examinadora: Hyggo Almeida e Angelo Perkusich (Orientadores), Saulo Oliveira Dornellas Luiz (UFCG), Frederico Bublitz (UFCG). Resumo: A Propaganda Pervasiva diferencia-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega responsiva ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando maior efetividade à campanha publicitária. Atualmente, os sistemas de entrega de anúncios apenas levam em consideração a relevância do anúncio para o cliente, não se preocupando com a maneira com a qual esses anúncios serão exibidos e nem com a influência causada por essa forma de exibição na relevância do anúncio. Sendo assim, objetiva-se neste trabalho elaborar um mecanismo que permita exibir um anúncio ao consumidor através do canal de veiculação mais apropriado. Para isso, é preciso que este mecanismo leve em consideração a influência que o canal de veiculação exerce sobre a relevância do anúncio e qual o propósito da campanha publicitária à qual pertence o anúncio. Tendo esta infraestrutura desenvolvida, torna-se muito mais eficiente elaborar mecanismos de avaliação da campanha publicitária levando em consideração a forma de exibição dos anúncios. Estes mecanismos poderão indicar qual o canal de veiculação que mais impactou o cliente, qual obteve maior audiência, qual foi o mais indicado, etc. Para validar os modelos desenvolvidos, foram realizados experimentos com foco no impacto do tempo de resposta de um canal de veiculação na relevância do anúncio. A análise dos resultados permite mostrar que é possível utilizar o tempo de resposta para escolher o canal mais adequado para veicular um anúncio. |