Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 557 - Roberto Medeiros de Faria, em 10/12, às 10hs

postado em 4 de dez de 2014 08:52 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Roberto Medeiros de Faria

Título do trabalho: Utilização de Aritmética Bit-serial para Redução de Consumo de Energia

*Orientador: Elmar Uwe Kurt Melcher

Data: 10/12/2014
Horário: 10:00h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:  Elmar Uwe Kurt Melcher (orientador), José Antônio Gomes de Lima (UFPB) e Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo (UFCG).

Resumo: Hoje, uma das maiores preocupações, senão a maior, da indústria de semicondutores é o desenvolvimento de chips com baixo consumo de energia. Existem vários fenômenos físicos causadores de consumo de energia em circuitos CMOS e várias técnicas que reduzem o consumo de energia de um chip. O objetivo principal deste trabalho de mestrado foi investigar o quanto o consumo de energia estática em circuitos CMOS pode ser reduzido, por meio do emprego de operadores aritméticos bit-serial. O trabalho está focado em circuitos construídos a partir de standard cells (células
padrão), com aplicação em processamento de sinais, e para os quais o principal requisito não é o alto desempenho computacional, mas o baixo consumo de energia. A metodologia foi aplicada em um estudo de caso, utilizando-se para isto simulações com o IP core SPVR. O SPVR é um verificador de identidade vocal implementado em um circuito dedicado capaz de ter desempenho suficiente para funcionar em tempo real mesmo empregando um sinal de clock lento.
Comments