Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 563 - Delano Oliveira, em 19/06, às 10hs

postado em 28 de mai de 2015 05:50 por Franklin de Souza Ramalho   [ 18 de jun de 2015 12:04 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Delano Oliveira
Título do trabalho: Reduzindo a Duplicação de Código em Aplicações Corporativas: um Arcabouço baseado em Padrões de Renderização
Orientador(es): Hyggo Almeida e Angelo Perkusich

Data: 19/06/2015
Horário: 10hs
Local: Auditório do Embedded

Banca examinadora: Hyggo Almeida e Angelo Perkusich (Orientadores) Ayla Dantas de Souza Rebouças (UFPB), Kyller Costa Gorgônio (UFCG).

Resumo: O desenvolvimento de aplicações corporativas modernas voltadas para a web baseia-se na utilização de padrões e ferramentas para viabilizar a rápida prototipagem, ainda garantindo a separação entre modelo de negócio e interface gráfica de usuário (GUI, do inglês Graphical User Interface). As plataformas de Scaffold, por exemplo, permitem um aumento da produtividade dos desenvolvedores ao gerarem código a partir dos elementos do modelo conceitual. Porém, o código fonte de GUI gerado apresenta muita replicação, devido ao acoplamento ainda existente entre os componentes das telas de interface gráfica e as propriedades inerentes ao modelo conceitual da aplicação, dificultando a manutenção do software. Os padrões de renderização se apresentam como uma solução conceitual para este problema, através do mapeamento de meta-dados do modelo conceitual em componentes gráficos, organizando o código de GUI e reduzindo a replicação de código. Neste trabalho, tem-se como objetivo a criação de um arcabouço para o desenvolvimento de aplicações corporativas com arquitetura web moderna, com foco em GUI, baseado em padrões de renderização. O arcabouço permite que o desenvolvedor construa componentes de GUI sem acoplá-los aos elementos do modelo conceitual. A associação da GUI com o modelo conceitual é feita através de regras de renderização, que podem ser alteradas facilmente. O arcabouço proposto foi validado através de um estudo de caso, no qual foi demonstrada uma redução significativa na duplicação do código quando comparada às plataformas de Scaffold.
Comments