Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 569 - Danilo Abreu Santos, em 24/08, às 14hs

postado em 6 de ago de 2015 06:56 por Franklin de Souza Ramalho

Candidato: Danilo Abreu Santos

Título: Recomendação Pedagógica Para Melhoria Da Aprendizagem Em Redações

Orientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto

Data: 24/08/2015

Horário: 14h

Local: Auditório do CEEI

Banca: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto(orientador), Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Evandro de Barros Costa (UFAL), Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo (UFCG).

Resumo: A modalidade de educação online tem crescido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, transformando-se em uma opção viável tanto àqueles que não dispõem de tempo para trabalhar a sua formação acadêmica totalmente presencial quanto àqueles que desejam complementá-la. Há também os que buscam ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e utilizam desta modalidade de ensino para complementar os estudos, objetivando sanar lacunas deixadas pela formação escolar. O ENEM é composto por questões objetivas (subdivididas em 4 grandes áreas: Linguagense Códigos; Matemática; Ciências Humanas; e Ciências Naturais) e a questão subjetiva (redação). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 50% dos candidatos que fizeram a prova do ENEM em 2014, obtiveram desempenho abaixo de 500 pontos na redação. Esta pesquisa utilizará de recomendações pedagógicas baseadas no gênero textual utilizado pelo ENEM, visando prover uma melhora na escrita da redação dissertativa. Para tanto, foi utilizado, como ferramenta experimental, o ambiente online de aprendizagem MeuTutor. O ambiente possui um módulo de escrita de redação, onde utiliza, para correção dos textos elaborados pelos alunos, a metodologia de avaliação por pares, cujo pesquisas mostram que os resultados avaliativos são significativos e bastante similares aos obtidos por professores especialistasEntretanto, apenas apresentar a pontuação da redação por si só, não garante a melhora da produção textual do aluno avaliado. Desta forma, visando um ganho em performance na produção da redação, foi adicionado ao MeuTutor um módulo recomendação pedagógica baseado em 19 perfis resultados do uso de algoritmos de mineração de dados (DBScan e Kmeans) nos microdados do ENEM 2012 disponibilizado pelo MEC. Estes perfis foram agrupados em 6 blocos que possuíam um conjunto de tarefas nas áreas de escrita, gramática e coerências e concordância textual. A validação destas recomendações, foi feita em um experimento de 3 ciclos, onde em cada ciclo o aluno: escreve a redação; avalia os seus pares; realiza a recomendação pedagógica que foi recebida. A partir da análise destes dados, será possível responder a questão de pesquisa: As recomendações e estratégias pedagógicas utilizadas pelo sistema online de aprendizagem apresentaram uma melhora na aprendizagem da escrita de um texto dissertativo focado nas competências do ENEM?

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