Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 574 - Ruan Pierre de Oliveira, em 01/09, às 14hs

postado em 6 de ago de 2015 07:14 por Franklin de Souza Ramalho   [ 14 de ago de 2015 10:11 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Ruan Pierre de Oliveira
Título do trabalho: CROWDSOURCING E GAMIFICAÇÃO NO COMBATE À DENGUE
Orientador(es): Antão B. Moura

Data: 01/09/2015
Horário: 14h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Antão B. Moura (orientador), Marcelo Barros (YFCG), Nazareno Ferreira de Andrade (UFCG).

Resumo: Técnicas de crowdsourcing buscam empregar a experiência, a inteligência ou o conhecimento
de uma grande população sobre algum assunto, para o desenvolvimento ou melhoria potencialmente rápida e econômica de solução de problemas. A participação dos usuários é o ponto principal para o bom funcionamento dessas técnicas. Entretanto, manter uma população contribuindo de forma eficaz em uma comunidade não é tarefa simples, por isso cada vez mais, encontramos crowdsourcing associado com outras técnicas, como por exemplo,
gamificação. Como tal, a conjunção de técnicas tem despertado o interesse de pesquisadores para aplicação em diversos campos, incluindo a área de saúde. No combate à dengue, quando seria útil que o governo se aliasse à população, crowdsourcing e gamificação têm sido pouco utilizadas. Esta dissertação de mestrado buscou contribuir com uma aplicação de crowdsourcing e gamificação no combate à dengue. A dengue é uma doença negligenciada, assim chamada por atrair menos investimentos em pesquisas do que a AIDS, câncer, tuberculose e malária o que torna a dengue mais letal e com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, o combate à dengue é tipicamente, designada à atribuição de dois órgãos públicos: Vigilância Ambiental - VA e Vigilância epidemiológica – VE. Contudo, esses órgãos normalmente apresentam recursos materiais, estruturais e humanos insuficientes para um combate mais eficaz, em termos dos seguintes indicadores de sucesso: número de
notificações, tempo de ação e de tomada de decisão, e grau de integração da VA/VE. A questão de pesquisa que essa dissertação de mestrado endereça é: “Um sistema colaborativo baseado nos principais conceitos de crowdsourcing e gamificação influenciará favoravelmente tais indicadores de sucesso?” No caso, o sistema usará os conceitos supracitados e será disponibilizado em plataforma Web com acessos via dispositivos de computação móvel (inclusive). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do software foi a XP que é recomendada quando o objetivo é entregar as funcionalidades de forma rápida e eficiente. Essa pesquisa foi conduzida em parceria com a VA e VE do município de Campina Grande - PB, e teve como recurso metodológico alguns estudos exploratórios, como: pesquisa de campo para conhecer os processos operacionais das equipes da VA e VE; entrevista semi-estruturada com membros da VA/VE para identificar os principais pontos críticos nos processos de
combate à dengue; entrevista estruturada com 3 usuários do disk dengue; definição das  métricas de sucesso em parceria com a equipe da VE; apresentação dos screenshots do sistema para VA/VE; apresentação do protótipo para ambos os órgãos e priorização das funcionalidades e desenvolvimento do sistema. A validação do protótipo indicou melhorias significativas nos indicadores de sucesso quando comparados com as formas de denúncia já
existente, disk dengue e dengue zap.
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