Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 576 - Matheus Brasileiro Campos, em 02/09, às 14hs

postado em 14 de ago de 2015 10:18 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Matheus Brasileiro Campos
Título do trabalho: Arcabouço para o Desenvolvimento de Aplicações de Monitoramento de Praticantes de Exercícios Físicos
Orientador(es): Kyller Gorgônio e Hyggo Almeida

Data: 02/09/2015
Horário: 14h
Local: Auditório do Embedded

Banca examinadora: Kyller Gorgônio e Hyggo Almeida (Orientadores), Ana Luisa Ferreira de Medeiros (DEE/UFCG), Frederico Moreira Bublitz (UFCG).

Resumo: O aumento do número de academias, privadas e particulares, e o crescimento do interesse da população por atividades físicas resultam no aumento da quantidade de pessoas que praticam exercícios físicos sem um acompanhamento profissional adequado. Essa falta de acompanhamento profissional adequado pode resultar em uma prática inadequada de exercícios físicos. Diante das aplicações existentes para gerenciamento de exercícios físicos e para acompanhamento remoto da saúde pessoal, percebe-se a falta de uma solução com o objetivo de monitorar a saúde dos praticantes de exercícios físicos de forma genérica, ou seja, que possa observar vários aspectos relacionados aos cuidados com a saúde e que possa tomar decisões a partir dos dados coletados. Porém, para isso é necessário lidar com questões não triviais, como: integrar diferentes tipos de sensores; integrar diferentes tipos de equipamentos de alerta; gerenciar o envio de alertas para os usuários; e disponibilizar as informações de forma segura. Neste trabalho, apresenta-se um arcabouço para o desenvolvimento de aplicações de monitoramento de praticantes de exercícios físicos. Basicamente, o arcabouço tem como finalidade criar uma abstração sobre a comunicação entre os sensores, as aplicações e os equipamentos de alerta, diminuindo a complexidade no processo de desenvolvimento. A validação foi realizada através de um estudo de caso que demonstra o suporte do arcabouço ao desenvolvimento de aplicações de monitoramento de praticantes de exercícios físicos.
Comments