Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 577 - Rony Marcolino de Andrade, em 03/09, às 09hs

postado em 14 de ago de 2015 10:22 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Rony Marcolino de Andrade
Título do trabalho: Uma Abordagem para Construção de Modelos de Dispositivos Médicos para Testes de Sistemas Médicos Físico-Cibernéticos
Orientador(es): Hyggo Almeida e Angelo Perkusich

Data: 03/09/2015
Horário: 9h
Local: Auditório do Embedded

Banca examinadora: Hyggo Almeida e Angelo Perkusich (Orientadores), Ana Luisa Ferreira de Medeiros (DEE/UFCG), Frederico Moreira Bublitz (UFCG).

Resumo:
Os Sistemas Físico-Cibernéticos (SFC) são sistemas que surgiram da confluência da conectividade das redes, dos dispositivos embarcados e do controle computacional sobre processos físicos. Dessa forma, os SFC se caracterizam como sistemas de controle, monitoramento e supervisão com componentes físicos e virtuais, que dependem de agentes humanos no processo. Nesse sentido, a combinação dos SFC à física dinâmica e complexa dos pacientes clínicos faz surgir uma classe distinta de sistemas médicos denominada de Sistemas Médicos Físico-Cibernéticos (SMFC). No domínio industrial há plantas que possuem sensores e atuadores que muitas vezes dependem de agentes humanos para manutenção e controle. Diferentemente, no domínio da saúde, o ser humano é o próprio processo a ser controlado, onde sensores e atuadores são os dispositivos médicos, e os agentes humanos são os cuidadores. Esse trabalho propõe uma abordagem para a construção de modelos de dispositivos médicos, como parte de um conjunto de artefatos para apoiar os testes de SMFC. Esta abordagem se baseia em modelos de referência que simulam o funcionamento de dispositivos médicos. Especificações técnicas fornecidas pelos fabricantes desses dispositivos, juntamente com diretrizes disponibilizadas por agências reguladoras, foram utilizadas para a definição da abordagem proposta. Um estudo de caso foi desenvolvido a fim de validar a abordagem, criando modelos de referência para dispositivos médicos específicos, tais como monitores de pressão sanguínea.
Comments