Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 578 - Luiz Augusto de Macêdo Morais, em 04/09, às 09hs

postado em 14 de ago de 2015 10:27 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Luiz Augusto de Macêdo Morais
Título do trabalho: Avaliação de uma Abordagem Personalizada de Ensino no Contexto de Programação Introdutória
Orientador(es): Dalton Serey e Jorge C. A. de Figueiredo

Data: 04/09/2015
Horário: 09h
Local: Auditório do SPLab

Banca examinadora: Dalton Serey e Jorge C. A. de Figueiredo (Orientadores), Christina von Flach (UFBA), Wilkerson Andrade (UFCG).

Resumo: É um fato conhecido entre os professores de programação introdutória que as turmas possuem alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Enquanto alguns conseguem acompanhar a dinâmica da disciplina sem dificuldades, outros precisam de mais tempo para aprender e acabam ficando para trás, pois o curso não para em função deles. E se essa situação pudesse ser alterada e todos tivessem a oportunidade de aprender e progredir em seu próprio ritmo? Isso é o que propõe o Mastery Learning. Segundo esta filosofia, todo aluno consegue dominar um conteúdo, desde que lhe sejam dadas as condições instrucionais e o tempo adequado. Pensando nisso, um grupo de professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resolveu aprimorar o método de ensino da disciplina de Programação I, utilizando os elementos do Mastery Learning, a fim de enriquecer e personalizar o processo de ensino-aprendizagem de toda a turma. Este trabalho surgiu como uma oportunidade para investigar os efeitos da mudança de método nos estudantes. A partir desta pesquisa, nós descobrimos que o Mastery Learning tornou os alunos de Programação I muito mais focados e possibilitou que eles levassem menos dúvidas adiante. Durante os próximos capítulos, serão relatadas as experiências e lições aprendidas a partir da utilização dessa abordagem na disciplina.
Comments