Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado - Erick John Fidelis Costa, em 28/05, às 14hs

postado em 15 de mai de 2015 10:45 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Erick John Fidelis Costa
Título do trabalho: Investigando o Impacto do Pensamento Computacional junto à Matemática na Resolução de Problemas Reais.
Orientador(es): Lívia Maria Rodrigues Sampaio / Dalton Dario Serey Guerrero

Data: 28/05/2015
Horário: 14hs
Local: Auditório do SPLab

Banca examinadora: Dalton Dario Serey Guerrero (Orientador), Wilkerson de Lucena Andrade (UFCG), Jorge César Abrantes de Figueiredo (UFCG).

Resumo: A necessidade de desenvolver e aprimorar a capacidade de resolução de problemas vem tomando força na sociedade contemporânea. O mercado de trabalho, por exemplo, busca sempre mais profissionais que respondam com eficiência e eficácia aos desafios que lhes são apresentados. Partindo dessa necessidade, surge o conceito de pensamento computacional. Essa abordagem, vem tomando força e proporcionando discussões importantes em relação a sua aplicação em conjunto às disciplinas do ensino básico (leitura, ciências e matemática). Seu principal objetivo, é estimular a capacidade de resolução de problemas reais dos envolvidos. Em um estudo preliminar, observamos que os alunos brasileiros apresentam um rendimento abaixo do esperado no que diz respeito a essa capacidade. Esses dados podem ser observados levando em consideração a última avaliação do PISA, realizada em 2012 e com foco em matemática. Os alunos brasileiros, obtiveram a 58° posição em um total de 65 países, com apenas 368 pontos (1° China, 613 pontos). O principal objetivo do PISA, é avaliar e medir a capacidade de resolução de problemas reais dos alunos no ensino básico. Levando em consideração o atual cenário, realizamos uma avaliação dos perfis de relação com o pensamento computacional das questões do PISA e das escolas de Campina Grande submetidas ao exame em 2012. O resultado dessa avaliação nos mostrou uma diferença nos dois blocos de questões, o PISA apresentou uma relação de 6/9 conceitos do pensamento computacional enquanto as escolas apresentaram uma relação de 4/9 conceitos em proporções distintas, os conceitos avaliados foram: coleta de dados, análise de dados, representação de dados, problema de decomposição, abstração, algoritmos e procedimentos; automação, paralelização e simulação. O objetivo do estudo proposto, é investigar o impacto que questões com diferentes perfis de relação com o pensamento computacional em conjunto com a matemática podem influenciar na resolução de problemas reais.
Comments