Candidato: Palloma Alencar Alves Título: Uma abordagem para aplicação do pensamento computacional na educação básica brasileira Orientador: Lívia Sampaio Campos e Wilkerson Andrade Data: 02/12/2014 Horário: 15:30h Local: Auditório do SPLab Banca Examinadora: Lívia Sampaio Campos, Wilkerson Andrade (orientadores), Dalton Guerrero, Joseana Fechine Resumo: Com o advento das tecnologias da informação, que estão presentes em todas as áreas, e os jovens iniciando o seu uso cada dia mais cedo o pensar computacional se torna imprescindível. Esperam-se que os indivíduos tenham a capacidade de resolverem problemas dos mais variados contextos utilizando não só as ferramentas disponíveis, mas várias formas de raciocínio. Assim, o Pensamento Computacional, i.e., um método utilizado para solucionar problemas inspirado nos conceitos da Ciência da Computação, surge como uma proposta para disseminar a computação nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na educação básica. Na literatura estão disponíveis abordagens para implantação do Pensamento Computacional na educação básica de vários países, e.g., Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, entre outros. No entanto, não existe uma metodologia definida para o contexto brasileiro. O presente trabalho propõe uma abordagem para inserção do Pensamento Computacional no Brasil através da construção de uma metodologia que envolva a criação de um conjunto de ferramentas didáticas e pedagógicas para viabilizar a aplicação do Pensamento Computacional nas disciplinas da educação básica brasileira. |