Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado - Rivanilson da Silva Rodrigues -, 02/12 às 14hs

postado em 28 de nov de 2014 04:30 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Rivanilson da Silva Rodrigues
TítuloAvaliação do Impacto do Pensamento Computacional na Educação Básica sob a Perspectiva das Habilidades em Programação de Computadores
Orientador: Lívia Sampaio Campos, Wilkerson Andrade

Data: 02/12/2014
Horário: 14h
Local: Auditório do SPLab

Banca Examinadora: Lívia Sampaio Campos e Wilkerson Andrade (orientadores), Dalton Guerrero, Joseana Fechine

Resumo: O Pensamento Computacional – PC é um conjunto de habilidades desenvolvidas ao estudar conteúdos provenientes da Ciência da Computação.  Acredita-se que esse pensamento tenha natureza ubíqua e seja tão fundamental quanto à aritmética podendo contribuir para o desenvolvimento cognitivo de estudantes estimulando principalmente a capacidade de resolução de problemas, competênciafundamental para formação básica segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. No entanto, não existem metodologias que possibilitem avaliar as habilidades do Pensamento Computacional e suas implicações no aprendizado de conteúdos não relacionados à computação. Nesse sentido, foi realizado um estudo preliminar onde foi analisando o desempenho no ENEM de alunos que obtiveram experiência com o Pensamento Computacional por meio do aprendizado de programação, os resultados da análise foram promissores e demonstraram que esses alunos obtiveram melhores resultados em diferentes componentes avaliados pelo ENEM em relação aos alunos que não conheciam programação. Assim, o presente trabalho propõe investigar de maneira aprofundada a influencia doPensamento Computacional na aprendizagem e desenvolver um modelo de avaliação das práticas do Pensamento Computacional.

Comments