Candidato: Rivanilson da Silva Rodrigues Título: Avaliação
do Impacto do Pensamento Computacional na Educação Básica sob a
Perspectiva das Habilidades em Programação de Computadores Orientador: Lívia Sampaio Campos, Wilkerson Andrade Data: 02/12/2014 Horário: 14h Local: Auditório do SPLab Banca Examinadora: Lívia Sampaio Campos e Wilkerson Andrade (orientadores), Dalton Guerrero, Joseana Fechine Resumo:
O Pensamento Computacional – PC é um conjunto de habilidades
desenvolvidas ao estudar conteúdos provenientes da Ciência da
Computação. Acredita-se que esse pensamento tenha natureza ubíqua e
seja tão fundamental quanto à aritmética podendo contribuir para o
desenvolvimento cognitivo de estudantes estimulando principalmente a
capacidade de resolução de problemas, competênciafundamental para
formação básica segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. No
entanto, não existem metodologias que possibilitem avaliar as
habilidades do Pensamento Computacional e suas implicações no
aprendizado de conteúdos não relacionados à computação. Nesse sentido,
foi realizado um estudo preliminar onde foi analisando o desempenho no
ENEM de alunos que obtiveram experiência com o Pensamento Computacional
por meio do aprendizado de programação, os resultados da análise foram
promissores e demonstraram que esses alunos obtiveram melhores
resultados em diferentes componentes avaliados pelo ENEM em relação aos
alunos que não conheciam programação. Assim, o presente trabalho propõe
investigar de maneira aprofundada a influencia doPensamento
Computacional na aprendizagem e desenvolver um modelo de avaliação das
práticas do Pensamento Computacional. |