Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado de Danilo Abreu Santos 25/02 às 14hs

postado em 13 de fev de 2014 03:28 por Franklin de Souza Ramalho
CandidatoDanilo Abreu Santos
Título: Recomendação Pedagógica para Melhoria da Aprendizagem em Redações do ENEM
Orientador
: Ig Ibert Bittencourt

Data: 25 de Fevereiro de 2014
Horário: 14hs
Local: Auditório do CEEI

Banca: Ig Ibert Bittencourt (Orientador), Joseana Fechine e Evandro Costa.

Resumo
:A educação online tem crescido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, transformando-se numa opção viável tanto àqueles que não dispõem de tempo para trabalhar a sua formação acadêmica totalmente presencial quanto àqueles que desejam complementá-la. Esta abordagem tem crescido não somente na educação superior formal, mas também na educação básica formal e informal, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Ministério da Educação (MEC) em 2009, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), passou a utilizar o ENEM como mecanismo de seleção para o ingresso ao ensino superior nas instituições públicas. O exame é composto por questões objetivas (subdivididas em 4 grandes áreas: Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências Humanas; e Ciências Naturais) e a questão subjetiva (redação). No entanto, mensurar resultados de questões objetivas não é uma tarefa tão complexa e, principalmente, dispendiosa quanto avaliar itens subjetivos. Por se tratar de uma avaliação subjetiva, o tempo e custo para esta ação se tornam altos, tornando um problema em sistemas online de aprendizagem. Para minimizar este custo, a literatura tem utilizado alternativa técnicas de avaliação por pares (do inglês, peer assessment), onde pesquisas mostram que os resultados avaliativos são significativos e bastante similares aos obtidos por professores especialistas. Nesta prática avaliativa, cada aluno, a partir de critérios pré-estabelecidos, deverá mensurar a qualidade da produção textual de seus pares. Entretanto, apenas apresentar as falhas da redação por si só, não garante a melhora da produção textual do aluno avaliado. Outro problema é que apesar do aluno receber um feedback quanto à produção textual, o mesmo não tem clareza quanto ao percurso cognitivo para superação das limitações indentificadas na avaliação por pares. Desta forma, é proposta a aplicação de técnicas de recomendação capazes de apresentar sugestões de tarefas e estudos complementares ao aluno, visando um ganho de qualidade na produção da redação. Cada área de avaliação (competências usadas na redação ENEM), será subdividida em cenários seguindo os critérios avaliativos apresentados no guia de redação do ENEM, disponibilizado pelo próprio MEC. O sistema não apenas recomendará tarefas aos alunos, como também será capaz de realizar uma análise no decorrer de suas iterações, no tocante a eficiência das recomendações sugestionadas ao aluno. A pesquisa será validada utilizando o ambiente de educação online MeuTutor, que possui mais de 3500 alunos cadastrados em sua base de dados.
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