Candidato: Luiz Augusto de Macedo Morais Título: Estudo sobre os efeitos do método self-paced learning em um curso introdutório de programação Orientador: Dalton Dario Serey Guerrero e Jorge Cesar Abrantes de Figueiredo Data: 26 de Fevereiro de 2014 Horário: 14hs Local: Auditório do SPlab Banca: Dalton Dario Serey Guerrero e Jorge Cesar Abrantes de Figueiredo (Orientadores), Lívia Maria Rodrigues Sampaio Campos e Wilkerson de Lucena Andrade Resumo: Pesquisadores vêm discutindo a existência de diferentes perfis de alunos em cursos introdutórios de programação. Esses cursos geralmente possuem uma distribuição de notas bimodal, isto é, um pico de notas altas e outro de notas baixas. De acordo com algumas teorias, essa distribuição significa que existem tanto alunos com bastante dificuldade, quanto outros que dominam o conteúdo desde o início. Infelizmente, o método de ensino tradicional parece ser ineficiente em lidar com esses diferentes perfis de alunos, pois não oferece a eles um apoio personalizado. Para tentar resolver esse problema, alguns educadores têm desenvolvido diversos métodos centrados no aluno. O método self-paced learning é um deles. Sua principal característica é permitir aos estudantes progredir no curso em seu próprio ritmo. Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito do método self-paced learning no curso de Laboratório de Programação I. Alguns dos fatores que serão analisados são o desempenho e a aceitação dos estudantes, além de suas percepções em relação à abordagem utilizada na disciplina. |