Defesa de Qualificação de Doutorado - Adriano A. Santos

postado em 1 de dez de 2015 11:23 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG   [ 1 de dez de 2015 11:26 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Adriano A. Santos
Título do trabalho: Concepção de Framework Conceitual para Auxílio à 
Tomada de Decisão Considerando Riscos e Incertezas na Análise de Casos Clínicos Desconhecidos
Orientador(es): Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo e José Antão Beltrão Moura

Data: 14/12/2015 
Horário: 14h00min
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Bruno Luiz Fonseca Schamber Reis (CESED), Ivan Torres Pisa (UNIFESP), Kátia Elizabete Galdino (UEPB), Ulrich Schiel (UFCG) e Leandro Dias da Silva (UFAL).

Resumo:

Mitigar os riscos e as incertezas enfrentadas por especialistas médicos na análise de casos clínicos desconhecidos é uma atividade almejada por todos que necessitam e atuam, diretamente ou indiretamente, nos serviços de saúde, frente à variedade de casos clínicos nunca vistos por esses especialistas, que, por serem pouco documentados, podem introduzir erros na tomada de decisão. A variedade de casos clínicos nunca vistos por esses especialistas e pouco documentados podem introduzir erros na tomada de decisão e tais erros podem afetar negativamente o bem estar de seus pacientes, custos de procedimentos, retrabalho, preço de seguros de saúde e a reputação dos especialistas e sistemas médicos envolvidos.  Neste contexto, o uso dos Sistemas de Informação (SI) tem se caracterizado como peça fundamental no processo de apoio à tomada de decisão, tornando-o mais eficiente e eficaz, reduzindo erros médicos evitáveis e melhorando a qualidade dos tratamentos prestados aos pacientes. Em função desse cenário, foi realizada uma pesquisa sobre as características e possíveis soluções para este problema, sendo proposto, nesta proposta de tese de doutorado, um framework conceitual de apoio ao processo de tomada de decisão em casos clínicos desconhecidos, com a finalidade de minimizar os riscos e as incertezas enfrentados por especialistas médicos. Inicialmente, foram realizados dois estudos preliminares. No primeiro, foi realizada uma análise qualitativa com quatro especialistas da área de saúde com grande experiência em clínica, pesquisa e educação, com a finalidade de obter as suas opiniões acerca das contribuições efetivas do framework proposto nesta pesquisa. O segundo estudo foi realizado com um conjunto de especialistas da área de saúde e abordou a possível adoção e contribuição do framework conceitual proposto. Os resultados desta pesquisa foram relevantes e atestaram a importância e requisitos necessários à construção do framework proposto, o desenvolvimento de um produto de software que instancia o framework proposto e a formalização inicial do risco, tomando como base a hipótese de que a convergência das opiniões de um conjunto de especialistas é inversamente proporcional ao risco no processo de tomada de decisão de casos clínicos desconhecidos.

Palavras-chaveFramework Conceitual, Riscos e Incertezas, Processo de Tomada de Decisão, Aprendizado Baseado em Problemas, Práticas por Evidências Médicas.

Comments