Defesa de Qualificação de Doutorado - Ranilson Oscar Araújo Paiva, em 24/08, às 09hs

postado em 6 de ago de 2015 13:16 por Franklin de Souza Ramalho   [ 6 de ago de 2015 13:21 atualizado‎(s)‎ ]
CandidatoRanilson Oscar Araújo Paiva
Título do Trabalho: Autoria de Decisões Pedagógicas informada por Dados para MOOCs
Orientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto


Data: 24/08/2015
Horário: 09h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (orientador), Patrícia Augustin Jaques Maillard (Universidade do Vale do Rio dos Sino - UNISINOS), Sean Wolfgand Matsui Siqueira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO), Evandro de Barros Costa (UFAL), Leandro Dias da Silva (UFAL).

Resumo: Estamos vivendo uma mudança no paradigma educacional. Este novo paradigma é mediado pela tecnologia da informação e comunicação, e busca prover educação para qualquer lugar, a qualquer tempo e para qualquer pessoa. Neste processo de mudança e evolução, notamos novas oportunidades e desafios. Um desses desafios se refere ao processo de tomada de decisão pedagógica por parte dos professores e tutores de ambientes online de aprendizagem, em particular os MOOCs (Massive Online Open Courses, ou seja, Cursos Online Abertos e Massivos). Tais ambientes são capazes de armazenar grande quantidade e diversidade de dados, onde é possível encontrar informações relevantes no contexto pedagógico. Entretanto, professores e tutores não dominam a tecnologia necessária para processar e utilizar esses dados, nem (segundo pesquisadores) é prático nem apropriado solicitar que sejam treinado para tanto. Propomos, então, uma Ferramenta para a Autoria de Decisões Pedagógicas. Tal ferramenta visa auxiliar os referidos professores e tutores na descoberta de situações pedagógicas, compreensão dessas situações, tomada de decisão para aborda-las e monitoramento e avaliação dos resultados obtidos. A ferramenta se fundamenta na tomada de decisões informada por dados (decorrentes das interações dos usuários com o ambiente educacional), na visualização de dados e em sistemas de autoria, uma vez que pesquisadores consideram importante, para o contexto educacional, a cooperação entre a inteligência artificial e a inteligência humana (abordagem semi-automática). Pretendemos avaliar o impacto da ferramenta integrando-a com ambientes reais de aprendizagem, e através da realização de teste A/B, onde professores e tutores precisarão tomar decisões apropriadas, em tempo hábil, com e sem o auxílio da ferramenta.
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