Defesa de Qualificação de Doutorado - Aline Morais, em 05/12, às 14:30hs

postado em 10 de nov de 2014 09:05 por Franklin de Souza Ramalho   [ 5 de dez de 2014 09:38 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Aline Morais
Título do trabalho: Incorporando Sazonalidade e Diversidade para Melhorar a Experiência dos Usuários de Redes Geossociais
Orientador(es): Nazareno Andrade

Data: 12/5/2014
Horário: 14h30
Local: Auditório do LSD

Banca examinadora: Nazareno Andrade (orientador), Adriana Vivacqua (UFRJ), Alexandre Nóbrega Duarte (UFPB), Francisco Brasileiro (UFCG), Raquel Lopes (UFCG).

Resumo: Nas cidades, há a necessidade crescente por ferramentas tecnológicas, capazes de auxiliar o processo de tomada de decisão dos cidadãos sobre lugares. Essas ferramentas são importantes principalmente quando um cidadão não conhece tão bem o contexto urbano e precisa de auxílio para aprender sobre ele. Nesse cenário, se destacam as Redes Geossociais (RGs), que apresentam a informação geolocalizada como principal elemento no conteúdo compartilhado. Além disso, um usuário nunca é igual ao outro, em termos de comportamento colaborativo dentro das RGs. Quando essa visão é estendida para o contexto coletivo, é perceptível que a participação da população de usuários das RGs não é estática todo o tempo. Um exemplo real acontece com as RGs durante eventos turísticos em larga escala. Em determinadas temporadas do ano, cidades podem receber pessoas de outras localidades, com novas experiências urbanas. Consequentemente, a população de usuários que interage com a RG terá outro comportamento “típico” na RG da cidade. Baseado nisso, este trabalho executou investigações com o objetivo de esmiuçar como a diversidade de usuários e a sazonalidade da informação podem interferir na elaboração de informações relevantes para RGs urbanas.
Comments