Defesa de Qualificação de Doutorado de Ianna Maria Sodré 09/09, 08:30hs

postado em 8 de set de 2014 10:57 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Ianna Maria Sodré
Título do trabalho: A influência da pré-seleção de trabalhadores através de qualificação na qualidade dos resultados em mercados de computação por humanos
Orientador(es): Francisco Vilar Brasileiro

Data: 09/09/2014
Horário: 08h30
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Francisco Vilar Brasileiro (orientador), João José Vasco Peixoto Furtado (UNIFOR), Ricardo Matsumura Araujo (Universidade Federal de Pelotas), Nazareno Andrade (UFCG), Dalton Guerrero (UFCG).

Resumo: Resumo: Muitos sistemas de computação por humanos usam mercados de trabalho crowdsourcing para recrutar trabalhadores. No entanto, devido à natureza aberta desses mercados, garantir que os resultados produzidos pelos trabalhadores possuam uma qualidade suficientemente alta ainda é uma tarefa desafiadora, particularmente em mercados de microtarefas, onde a avaliação precisa ser feita de forma automática. Selecionar trabalhadores que possuam as habilidades necessárias para realizar a tarefa é uma das formas de garantir a qualidade. Este trabalho investiga como a pré-seleção de trabalhadores através de teste de qualificação pode reduzir resultados de baixa qualidade. São três os testes de qualificação considerados neste trabalho: reputação, restrição e habilidade. Testes de qualificação de reputação e restrição utilizam, respectivamente, informações sobre o comportamento do trabalhador no sistema e informações pessoais. O teste de qualificação de habilidade permite que o solicitante da tarefa especifique requisitos de forma personalizada. Os resultados do estudo de caso realizado na plataforma crowdsourcing Mturk, a mais popular atualmente, mostram que apenas 10% das tarefas não usam qualquer tipo de teste de qualificação, e que 68% utilizam apenas um teste de qualificação, sendo predominante o de habilidade (91%). Em relação aos trabalhadores, os resultados sugerem que fatores motivacionais influenciam a decisão de realizar tarefas que exigem qualificação. Identificou-se também que existe uma relação moderada entre trabalhadores qualificados e valor da recompensa assim como entre trabalhadores qualificados e tarefas disponíveis. Esses resultados preliminares mostram que os solicitantes buscam selecionar os trabalhadores para as suas tarefas usando teste de qualificação e ter conhecimento sobre os motivos que levam os trabalhadores a se qualificarem é uma contribuição importante para o problema de recrutamento de trabalhadores adequados em plataformas de mercado de trabalho.
Comments