Defesa de Qualificação de Doutorado de Marlos Tacio Silva 14/03, 10hs

postado em 18 de fev de 2014 09:02 por Franklin de Souza Ramalho
Candidato: Marlos Tacio Silva
Título do trabalho: Um Modelo de Teoria de Resposta ao Item para Avaliação Formativa no Ensino Introdutório de Programação
Orientador: Evandro de Barros

Data: 14/3/2014
Horário: 10hs
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Evandro de Barros (orientador), Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (UFF), Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho (UFAL), Jorge César Abrantes de Figueiredo (UFCG) eDalton Dario Serey Guerrero (UFCG).

Resumo: Tradicionalmente, o aprendizado de programação, sobretudo em disciplinas introdutórias, tem sido rotulada como difícil por grande parte dos estudantes. Nesse contexto, as experiências no aprendizado de programação geralmente são frustrantes, acarretando em altas taxas de reprovação, baixa qualidade dos programadores e, consequentemente, baixo desempenho em disciplinas que tomam a programação como um pré-requisito. Tal fenômeno tem sido alvo de diversos estudos nacionais e internacionais, sendo inclusive apontado como um dos sete grandes desafios no ensino de computação. Sob essa perspectiva, uma da lacunas encontradas reside no processo de avaliação aplicado ao estudante. No sistema tradicional de ensino, os estudantes não são avaliados periodicamente e, além disso, os resultados dessa avaliação não são utilizados na realimentação do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a tarefa de estimar o conhecimento do estudante se torna ineficaz, pois o modelo do estudante não se mantém continuamente atualizado, o que diminui a efetividade do feedback provido ao estudante. Além disso, a qualidade desse feedback está diretamente relacionada à qualidade das informações mantidas no modelo do estudante. Desse modo, é necessário utilizar um mecanismo de avaliação que proveja a acurácia das informações obtidas. Assim, esse trabalho de tese de doutorado tem o objetivo de construir um conjunto de modelos que provejam a avaliação formativa, baseado em Teoria de Reposta ao Item, para um ambiente de ensino de programação introdutória. Para alcançar tal objetivo estão previstos as seguintes etapas: (1) construção de uma tabela de especificação dos conteúdos abordados em turmas introdutórias de programação, que visa definir quais os conteúdos e quais as habilidades esperadas ao término do curso; (2) construção de um repositórios de problemas baseados na Teoria de Resposta ao Item, que visa definir um instrumento confiável para aferir as habilidades do estudante; e (3) utilização de um repositório de suporte, que será utilizado em conjunto com o repositório de problemas no intuito de prover um processo de avaliação formativa.
Comments