Defesa de Qualificação de Doutorado de Matheus Gaudencio do Rêgo 25/02 às 09hs

postado em 13 de fev de 2014 04:23 por Franklin de Souza Ramalho   [ 20 de fev de 2014 03:45 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato Matheus Gaudencio do Rêgo
Título: A Comparação de Códigos como Geração de Informação Útil ao Professor e Aluno no Processo de Ensino de Programação
Orientador
: Dalton Serey Guerrero

Data: 25 de Fevereiro de 2014
Horário: 09hs
Local: Auditório do SPlab

Banca: Dalton Serey Guerrero (Orientador),  Seiji Isotani (USP - São Carlos),  Andréa Pereira Mendonça (IFAM), Ig Bittencourt (UFCG), Jorge C. A. de Figueiredo (UFCG).

Resumo: A atividade de codificar programas é uma das mais utilizadas no ensino de programação. Uma das dificuldades no uso desta atividade é a de ser capaz de prover feedback útil e rápido tanto para o professor como para o aluno do que foi produzido. Quando o professor deseja iniciar um diálogo com o aluno para a discussão de uma determinada solução, o mesmo precisa ter em mente o contexto do que foi concretizado pelo aluno, do que era esperado para determinada questão e o que foi produzido pelos demais alunos da turma. Ainda, mesmo antes desta diálogo, cada aluno, ao codificar uma questão, pode receber informação útil baseada também nas soluções dos demais colegas e que auxilie na sua atividade de codificação. Neste trabalho de tese de doutorado, temos como objetivo avaliar a capacidade do uso de algoritmos para a comparação automática de códigos. Fazendo uso destes algoritmos automáticos, desejamos prover ao professor informação útil a respeito das diferentes soluções de códigos dos alunos e como estas se relacionam em termos de semelhanças e diferenças para uma mesma questão e nas diferentes questões exploradas ao longo do semestre. Também desejamos explorar como táis técnicas podem ser utilizadas para gerar informações útéis a serem utilizadas pelos alunos para melhoria do aprendizado dos mesmos em programação. Nossos resultados parciais apontam que o uso de tais técnias são viavéis em sua capacidade de comparação de código e qie são ponteciais candidatas para geração de informação útil a serem utilizadas por alunos e professores no ensino de programação.
Comments