Exame de Qualificação, 14/12/2011 10:00 - Leandro Sales

postado em 14 de dez de 2011 04:16 por Nazareno Ferreira de Andrade   [ 14 de dez de 2011 04:17 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Leandro Melo de Sales
Título: Transporte de Datagramas Controlados e Não Confiáveis para Distribuição de Conteúdos Multimídia entre Pares na Internet
Banca: Prof. Angelo Perkusich (orientador, DEE/UFCG), Prof. Hyggo Oliveira de Almeida (orientador, DSC/UFCG), Prof. Nazareno Andrade (DSC/UFCG), Prof. Kyller Costa Gorgônio (DSC/UFCG), Prof. Leandro DIas da SIlva (II/UFAL), Prof. Stênio Flávio de Lacerda Fernandes  (CIN/UFPE). 

Data: 14/12/2011
Horário: 10:00
Local: Auditório do Embedded

Resumo: O transporte de conteúdos multimídia em tempo real pela Internet é primordial em aplicações como voz sobre IP (VoIP), videoconferência, jogos e WebTV. Ao longo dos anos, observa-se um intenso crescimento de utilização das aplicações cujo cenário é caracterizado por um único nó transmissor e milhares de nós receptores. Por exemplo, o Youtube Live transmitiu os jogos da copa américa 2011 para 100 milhões de usuários.  Um ponto crítico nessas aplicações é a sobrecarga de utilização de recursos computacionais nos servidores e canais de transmissão. Isto tem demandado investimentos exorbitantes na construção de Redes de Distribuição de Conteúdos por empresas como Google, Netflix etc. Porém, as aplicações continuam à mercê de protocolos de transportes tradicionais (TCP, UDP, DCCP e SCTP), que não foram projetados para transmitir dados multimídia em larga escala. Para suprir as limitações desses protocolos, os desenvolvedores implementam mecanismo para utilizar os recursos de rede de forma mais eficiente, destacando-se o uso do modelo de serviço P2P (Peer-to-Peer). Todavia, estas soluções são paleativas porque são disseminadas em forma de sistemas ou protocolos de aplicação, sendo impossível evitar a pulverização e fragmentação das mesmas, aumentando-se a complexidade de implantação em larga escala na Internet. Neste trabalho propõe-se um protocolo de transporte multimídia denominado Global Media Transmission Protocol (GMTP). O GMTP constrói dinamicamente uma rede de sobreposição entre os nós de uma transmissão (P2P), sem a influência direta da aplicação e com suporte à transmissão multicast e controle de congestionamento. Resultados preliminares apontam que o GMTP utiliza de forma eficiente os recursos de redes e melhora a escalabilidade das aplicações multimídia, evitando-se o retrabalho de desenvolvimento ao concentrar os principais mecanismos em um único protocolo de transporte.
Comments