Defesa de Tese de Doutorado de Heitor José dos Santos Barros

postado em 28 de set de 2016 05:53 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Heitor José dos Santos Barros

Título do Trabalho: Um Modelo Semântico para Compartilhamento de Recursos Educacionais

Orientador(es): 

Evandro de Barros Costa

 

Data: 13/10/2016

Horário: 14:30:00

Local: Auditório do CEEI

 

Resumo: 

A representação precisa do conteúdo dos recursos educacionais torna mais fácil e rápido os processos de busca, seleção e reusabilidade destes recursos. Este trabalho discute problemas relacionados à representação de recursos educacionais, como: recursos com requisitos específicos, dependência entre recursos e estruturas heterogêneas para classificação dos recursos. Neste contexto, este trabalho conduziu um estudo preliminar para caracterizar a ocorrência destes problemas no domínio da Ciência da Computação. Os resultados deste estudo mostraram que estes problemas são presentes e relevantes em diversas áreas da computação. Nesta perspectiva, este trabalho propõe um modelo para representação de recursos educacionais visando seu compartilhamento. Este modelo tem como diferencial mecanismos que permitem a definição de diferentes estruturas de curso e uma melhor caracterização do contexto dos recursos educacionais através da declaração explícita de requisitos específicos e dependência entre recursos. Para avaliar a abordagem proposta, o modelo foi aplicado em cenários relacionados a cursos do domínio da computação e professores da área responderam um questionário visando verificar sua confiança na efetividade do modelo proposto na solução dos problemas apresentados. Os resultados mostram que o modelo é capaz de ajudar a resolver esses problemas.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Ulrich Schiel 

Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo

(Membros Externos)

Patrick Henrique da Silva Brito, Universidade Federal de Alagoas

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UniRio

Comments