Defesa de Tese de Doutorado de Ranilson Oscar Araújo Paiva

postado em 2 de fev de 2017 11:25 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG

Candidato(a): Ranilson Oscar Araújo Paiva

Título do Trabalho: Autoria de Decisões Pedagógicas informada por Dados para Ambientes MOOCs

Orientador(es): 

Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto

 

Data: 03/02/2017

Horário: 09:00:00

Local: Auditório da CEEI

 

Resumo: 

Estamos vivendo uma mudança no paradigma educacional. Este novo paradigma é mediado pela tecnologia da informação e comunicação, e busca prover educação para qualquer lugar, a qualquer tempo e para qualquer pessoa. Neste processo de mudança e evolução, notamos novas oportunidades e desafios. Um desses desafios se refere ao processo de tomada de decisão pedagógica por parte dos professores e tutores de ambientes online de aprendizagem, em particular os MOOCs (Massive Online Open Courses, ou seja, Cursos Online Abertos e Massivos). Tais ambientes são capazes de armazenar grande quantidade e diversidade de dados, onde é possível encontrar informações relevantes no contexto pedagógico. Entretanto, professores e tutores não dominam a tecnologia necessária para processar e utilizar esses dados, nem (segundo pesquisadores) é prático nem apropriado solicitar que sejam treinado para tanto. Propomos, então, uma Ferramenta para a Autoria de Decisões Pedagógicas. Tal ferramenta visa auxiliar os referidos professores e tutores na descoberta de situações pedagógicas, compreensão dessas situações, tomada de decisão para aborda-las e monitoramento e avaliação dos resultados obtidos. A ferramenta se fundamenta na tomada de decisões informada por dados (decorrentes das interações dos usuários com o ambiente educacional), na visualização de dados e em sistemas de autoria, uma vez que pesquisadores consideram importante, para o contexto educacional, a cooperação entre a inteligência artificial e a inteligência humana (abordagem semi-automática). Pretendemos avaliar o impacto da ferramenta integrando-a com ambientes reais de aprendizagem, e através da realização de teste A/B, onde professores e tutores precisarão tomar decisões apropriadas, em tempo hábil, com e sem o auxílio da ferramenta.

 

Banca Examinadora: 

(Membros Internos)

Evandro Barros Costa 

Leandro Dias da Silva

(Membros Externos)

Patrícia Jaques Maillard, Unisinos

Sean Wolfgand Matsui Siqueira, UNIRIO

Comments