Defesa de Tese de Doutorado N. 48 - Danilo Freire de Souza Santos

postado em 19 de abr de 2016 05:34 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG
Candidato: Danilo Freire de Souza Santos
Título do trabalho: Controle de Fluxo Adaptativo para Gateways Bluetooth Low-Energy aplicado a Sistemas de Monitoramento Remoto de Pacientes
Orientador(es): Hyggo Almeida Angelo Perkusich

Data: 13/05/2016
Horário: 14h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:(mais detalhes abaixo) Augusto José Venâncio Neto (UFRN), Marcos Ricardo Alcântara Morais (DEE/UFCG), Kyller Costa Gorgônio (UFCG), Leandro Dias da Silva (UFCG). 
Resumo: O cenário introduzido pela Internet das Coisas potencializa a criação de um novo conjunto de aplicações e serviços, onde diversos dispositivos interagem entre si através da Internet. Com o advento de novas tecnologias de transmissão sem fio de baixo consumo, como o Bluetooth Low-Energy (BLE), redes pessoais (PAN) sem fio são criadas, as quais podem interconectar diversos dispositivos presentes ao nosso redor. Em paralelo, com a crescente disponibilidade de Dispositivos Pessoais de Saúde (DPS) com capacidade de comunicação, um cenário onde informações de saúde podem ser disponibilizadas na Internet se cria, viabilizando os sistemas de Saúde Conectada. Esses sistemas executam processos de Monitoramento Remoto de Pacientes, onde diversos dispositivos de saúde funcionam coordenadamente em prol da saúde do usuário. Entretanto, ao viabilizar a criação de redes PAN interconectando diversos dispositivos, a Qualidade de Serviço necessária para o correto funcionamento dos DPS pode ser afetada. É nesse contexto de compartilhamento de uma rede PAN entre diversos dispositivos que se insere esse trabalho. Mais especificamente, propõe-se uma abordagem para o controle do fluxo adaptativo em Gateways Bluetooth Low-Energy, onde aplicações e informações de contexto são utilizadas para a configuração dos parâmetros de conectividade da rede PAN. Com esse controlador adaptativo é possível garantir a Qualidade de Serviço necessária para os dispositivos desejados em uma rede compartilhada. Nesse trabalho também é apresentada uma arquitetura para Sistemas de Monitoramento Remoto de Pacientes padronizado para a Internet das Coisas. O sistema apresentado serve como base para a implantação e avaliação experimental do controlador de fluxo adaptativo em Gateways BLE no contexto de serviços e aplicações em saúde. 

Detalhes da Banca::
Membros Internos: Kyller Costa Gorgônio e Leandro Dias da Silva 
Membros Externos: Augusto José Venâncio Neto (UFRN), Marcos Ricardo Alcântara Morais (DEE/UFCG
Comments