Defesa de Tese de Doutorado N.º 38 - Elthon Allex da Silva Oliveira, em 08/05, às 08hs

postado em 23 de abr de 2015 06:21 por Franklin de Souza Ramalho   [ 30 de abr de 2015 11:21 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: Elthon Allex da Silva Oliveira
Título do trabalho: Uso de Modelos Formais em Sistemas Pervasivos de Cuidados de Saúde: um Estudo de Caso em Auxílio à Prática de Exercícios Físicos
Orientador(es): Hyggo Oliveira de Almeida e Leandro Dias da Silva

Data: 08/05/2015
Horário: 8hs
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora: Hyggo Oliveira de Almeida e Leandro Dias da Silva (orientadores), Antonio Marcus Nogueira Lima (DEE/UFCG), Ivan Torres Pisa (Unifesp), Angelo Perkusich (UFCG), Kyller Costa Gorgônio (UFCG).

Resumo: Diversas soluções de software têm sido desenvolvidas para a área de cuidados de saúde. Neste contexto, destaca-se o campo de exercícios físicos que tem recebido grande atenção da Organização Mundial de Saúde por ajudar a diminuir os riscos de diversas doenças e aumentar a qualidade de vida das pessoas acometidas por alguma doença. Contudo, há três problemas principais nas soluções existentes desenvolvidas para o acompanhamento de exercícios físicos: i) levam em consideração apenas variáveis fisiológicas, ii) necessitam da atenção do profissional de saúde durante a prática do exercício e iii) não fornecem recomendações customizadas. Neste trabalho, propõe-se um método para proporcionar o acompanhamento seguro de indivíduos durante a prática de exercícios sem a presença do profissional in loco. Por meio de uma ferramenta desenvolvida, na própria clínica o profissional de saúde constrói um modelo de autômatos que funciona como um modelo de referência para o indivíduo. Tal modelo é feito a partir de informações sobre o indivíduo e seus objetivos. Propriedades de vivacidade e segurança são verificadas no modelo construído por meio da técnica de verificação de modelos. Também foi desenvolvida uma ferramenta para ser executada em smartphones. Esta segunda ferramenta executa o modelo gerado pela primeira ferramenta e, a partir de informações medidas por sensores (temperaturas ambiental e corporal, desidratação, etc) sobre o ambiente e o indivíduo, disponibiliza recomendações ao usuário. Estas recomendações objetivam manter o indivíduo num estado fisiológico seguro ou tirá-o de um estado fisiológico no qual o exercício não esteja proporcionando o benefício desejado. Avaliações do método proposto foram realizadas e demonstraram que: o processo de construção do modelo de referência está de acordo com o processo clínico; este modelo é capaz de representar o conhecimento do especialista, fornecendo recomendações adequadas; e a solução proposta é tecnicamente viável de ser implementada e utilizada em cenários reais.
Comments