Dissertação de Mestrado: 26/07/2010, 15:30.

postado em 13 de jul de 2010 11:47 por Hyggo Oliveira de Almeida
Aluno: João Arthur Brunet Monteiro.
Título: Testes de Design: Uma Abordagem Baseada em Testes para Verificação Automática de Conformidade Estrutural entre Implementação e Regras de Design.
Local: Auditório do CEEI.
Banca Examinadora: Jorge C. Abrantes de Figueiredo / UFCG , Dalton Dario Serey Guerrero / UFCG, Tiago Massoni  Lima Massoni, Dr./ UFCG e  MarcoTúlio de Oliveira Valente, Dr. UFMG/Departamento de Ciência da Computação.
Data: 26/07/2010.
Hora: 15:30.

Resumo: Assegurar que um programa está de acordo com sua especificação é um elemento chave na garantia de qualidade de software. Embora haja amplo suporte ferramental para checar se uma implementação está funcionalmente de acordo com seus requisitos, checar se ela está em conformidade com regras de design ainda é uma atividade que por muitas vezes é executada manualmente. Neste trabalho propomos uma técnica que visa automatizar a checagem de conformidade entre regras de design de baixo-nível e implementação. A técnica proposta, intitulada testes de design, permite a verificação de programas baseada em testes. O objetivo da técnica é checar se os programadores estão seguindo as regras de design previamente especificadas. Regras são especificadas como testes, daí o nome testes de design. De fato, testes de design são JUnit test cases com uma semântica diferente de testes funcionais. Testes funcionais checam se o software se comporta como esperado quando estimulado por determinadas
entradas, ao passo que testes de design checam se o software está sendo construído da maneira esperada. Para dar suporte à abordagem de testes de design, foi desenvolvida uma biblioteca chamada DesignWizard (http://www.designwizard.org). Uma avaliação levando em consideração a usabilidade e a escalabilidade do DesignWizard foi efetuada com o objetivo de mostrar sua viabilidade na checagem de conformidade de grandes projetos. Os resultados do experimento de escalabilidade apontam na direção de que a eficiência não é um problema para a ferramenta e que, de acordo com o experimento de usabilidade, o suporte da ferramenta à escrita de testes de design cumpre com as expectativas dos desenvolvedores.

Agradecemos a sua presença.