Dissertação de Mestrado: 30/08/2011, 14:00.

postado em 23 de ago de 2011 03:28 por Hyggo Oliveira de Almeida   [ atualizado em 5 de set de 2011 06:50 por Nazareno Ferreira de Andrade ]
Aluno: Matheus Gaudencio do Rêgo. 
Título: 
Uma Política Autonômica de Compartilhamento para Grades Entre-Pares. 
Banca Examinadora: Prof. Francisco Brasileiro, UFCG (Orientador), Prof. Nazareno Andrade, UFCG (Orientador), Prof. Andrey Elisio Monteiro Brito, UFCG, Prof. Alexandre Nóbrega Duarte, UFPB. 
Data: 30/08/2011. 
Horário: 9:30. 
Local: Auditório do LSD. 
 
Resumo: Grades computacionais buscam agregar diversos domínios administrativos para compartilhar recursos para a realização de determinada tarefa. Desta forma, estes recursos são compartilhados entre entidades com interesses próprios. Para definir uma forma de governança deste sistema, políticas são implementadas: seja políticas definidas explicitamente entre participates ou políticas gerais adotadas de forma autonômica. Uma política atualmente utilizada na grade OurGrid, a Rede de Favores (NoF), promove contribuições buscando com que cada nó da grade seja retribuído de maneira proporcional ao quanto ele doa para o sistema. Entretanto, demonstramos neste trabalho que a NoF não é capaz de privilegiar sempre o comportamento de colaboradores. Em particular, ela marginaliza participantes que contribuem esporadicamente e consomem muito, um efeito indesejado no OurGrid. Este trabalho apresenta então uma nova política de compartilhamento de recursos, a NoC, que é capaz de privilegiar mesmo os doadores de alto consumo e ainda assim marginalizar o comportamento de participantes  que não contribuem nunca para o sistema. 

Agradecemos a sua presença.