Dissertação de Mestrado: 31/08/2010, 09:00.

postado em 26 de ago de 2010 13:43 por Hyggo Oliveira de Almeida
Aluno: Giuseppe Anthony Nascimento de Lima.
Título: Impacto do Suporte Metodológico e Ferramental Orientado em Aspectos de Usabilidade no Ensino Prático da Engenharia de Software.
Local: Auditório do CEEI.
Banca Examinadora: Prof. Bernardo Lula Jr., DSc., Orientador; Profª Francilene Procópio Garcia, DSc.; Prof. José Eustáquio Rangel de Queiroz, DSc.; Prof. Evandro de Barros Costa, DSc. (UFAL).
Data: 31/08/2010.
Hora: 09:00.

Resumo: No ensino da Engenharia de Software (ES) é desejável que os alunos tenham a oportunidade de praticar os conhecimentos teóricos adquiridos a partir de experiências que reproduzam um contexto real, e o mais completo possível, de desenvolvimento de software. O ensino prático da ES, tradicionalmente, se apóia num suporte metodológico e ferramental com foco prioritário em aspectos funcionais e de planejamento: enquanto que aspectos relativos ao uso/usabilidade do produto de software geralmente são deixados em segundo plano ou raramente são abordados. Apesar dos esforços da ES, em conjunto com a área de IHC, no sentido de ofertar processos mais abrangentes e integrados, que contemplem um mínimo de recursos para projeto de usabilidade (ou com foco centrado no usuário), não é raro encontrar alunos de disciplinas de laboratório/práticas de ES que questionem a credulidade/importância de se desenvolver atividades de suporte à usabilidade do produto de software: talvez por não produzi-los, compreendê-los e usá-los adequadamente. Variáveis como tempo, complexidade e esforço também contribuem para esse problema. No sentido de melhorar os níveis de aceitação e demonstrar o impacto dos aspectos de usabilidade, inclusive em artefatos funcionais, num processo de software aplicado em contexto acadêmico de aprendizado de ES, o presente trabalho buscou levantar as causas para o problema da falta/perda de motivação no tratamento da usabilidade, além de sugerir uma nova abordagem de apoio metodológico e ferramental à esses aspectos. Tal abordagem buscou ser consistente com demandas por agilidade, facilidade de aprendizado/aplicação e benefícios ao produto de software, sendo validada em estudos de campo em semestres da disciplina Laboratório de Engenharia de Software da UFCG.

Agradecemos a sua presença.