Exame de Qualificação: 02/09/2011, 10:00.

postado em 23 de ago de 2011 05:12 por Hyggo Oliveira de Almeida   [ 23 de ago de 2011 11:08 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Elmano Cavalcanti
Título: Aplicabilidade de Métricas de Mobilidade em Protocolos e Serviços para Redes ad hoc Móveis
Local: Auditório do CEEI. 
Banca Examinadora: Prof. Marco Spohn (Orientador), UFCG, 
Prof. Renato Mariz de Moraes, UnB, Prof. Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta, UFPB, Prof. Reinaldo Cézar de Morais Gomes, UFCG, Prof. Tiago Massoni, UFCG.

Data: 02/09/2011. 
Hora: 10:00. 

Resumo: Modelos de mobilidade estão entre os principais componentes no estudo de redes ad hocmóveis (MANETs), constituindo-se em elementos vitais no desenvolvimento de novos protocolos, serviços e aplicações. Dentro desse contexto novas métricas de mobilidade tem sido propostas nos últimos anos com o objetivo de classificar e caracterizar os diversos modelos existentes. Entretanto, neste trabalho são apontadas e investigadas algumas lacunas no estudo dos modelos e métricas em MANETs. Verifica-se quão eficazes são as métricas em diferenciar os modelos de mobilidade, destacando-se as semelhanças e diferenças de desempenho destes. A partir da descoberta das variáveis que mais impactam as métricas e de um novo conjunto de variáveis preditoras, foram elaborados modelos de predição para as métricas duração de enlace, grau do nó e número de partições da rede para cada modelo de mobilidade considerado. Adicionalmente, são apresentadas algumas limitações críticas de duas conhecidas métricas de mobilidade espacial e temporal, as quais podem conduzir a equívocos em vários resultados. Propõe-se, então, novas métricas espaço-temporais capazes de capturar adequadamente o nível de dependência espacial e temporal entre os nós móveis. Os resultados indicam que as métricas propostas são superiores às atuais existentes. Por fim, investiga-se algumas potenciais aplicações dos resultados apresentados nesta proposta, com foco nas redes ad hoc veiculares (VANETs). 

Agradecemos a sua presença.