Defesa de Dissertação de Mestrado N.º 582 - George Marcelo Rodrigues Alves

postado em 2 de fev de 2016 04:50 por Coordenação da Pós-graduação em Computação da UFCG   [ 4 de fev de 2016 10:47 atualizado‎(s)‎ ]
Candidato: George Marcelo Rodrigues Alves
Título do trabalho: RISO-GCT –Determinação do Contexto Temporal de Conceitos em Textos
Orientador(es): Ulrich Schiel

Data: 26/02/2016
Horário: 9h
Local: Auditório do CEEI

Banca examinadora:(mais detalhes abaixo) Ed Porto Bezerra (Universidade Federal da Paraíba), (), Cláudio Elizio Campelo (UFCG), (UFCG). 

Resumo: Devido ao crescimento constante da quantidade de textos disponíveis na Web, existe uma necessidade de catalogar todas estas informações que surgem a cada instante. No entanto, trata-se de uma tarefa árdua e na qual seres humanos são incapacitados de realizar esta tarefa de maneira manual, tendo em vista a quantidade incontável de informações que são disponibilizadas a cada segundo, inúmeras pesquisas têm sido realizadas no intuito de automatizar este processo. Uma vertente de grande utilidade para as várias áreas do conhecimento é a indexação de documentos com base em contextos temporais presentes nestes documentos. No entanto, esta não é uma tarefa trivial, pois envolve a análise de informações não estruturadas presentes em linguagem natural, disponíveis nos mais diversos idiomas, dentre outras dificuldades. O objetivo principal deste trabalho é criar uma abordagem capaz de permitir a indexação de documentos, a partir da criação de mapas de tópicos enriquecidos com os contextos temporais presentes em documentos textuais. Estes contextos temporais consistem em termos ou conceitos que são associados às expressões temporais presentes em um texto ao qual estes pertençam. Também foram evoluídas abordagens responsáveis pela normalização de expressões temporais, de maneira que estas possam ser manipuladas mais facilmente por bancos de dados temporais.
Comments