Proposta de Dissertação: 07/12/2010, 16:00.

postado em 6 de dez de 2010 12:41 por Hyggo Oliveira de Almeida   [ 7 de dez de 2010 06:04 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Giovanni Calheiros. 
Título: Reduzindo o tempo de duração da fase de slow start do TCP através da inferência colaborativa da janela de congestionamento. 
Local: Laboratório Embedded. 
Data: 07/12/2010.  
Horário: 16:00. 
Banca Examinadora: Angelo Perkusich, Ph.D (Orientador), Hyggo Oliveira de Almeida (Orientador), Marcos Morais, D.Sc (DEE/UFCG), Jaidilson Jó da Silva, D.Sc (DSC/UFCG). 

Resumo: 
Atualmente existem diversos provedores que disponibilizam acesso à Internet através de canais de baixa (ex. acesso discado, GPRS etc.), média (ex. ISDN, ADSL etc.) e alta velocidade (ex. VDSL etc.). Cada uma dessas tecnologias disponibiliza diferentes largura de banda. Ao serem executados nessas redes, os algoritmos de controle de congestionamento do protocolo TCP prestam um importante papel ao impedirem que elas entrem em congestionamento. Para isso, o TCP adota uma abordagem conservadora a fim de encontrar valores ideais para os parâmetros de uma conexão TCP, por exemplo, a taxa inicial de transmissão. Neste ponto, tenta-se evitar retransmissão de dados e aumentar o grau de compartilhamento do canal com todos os outros nós conectados à rede. O problema dessa abordagem é que o TCP sempre inicia com uma taxa de transmissão muito inferior se comparada à largura de banda disponível na rede. Para minizar este problema, na fase inicial (partida lenta), o TCP aumenta exponencialmente a taxa de transmissão a medida em que os segmentos transmitidos são confirmados pelo receptor. Esta estratégia não é suficiente para fluxos de curta duração, por exemplo, o download de uma página web, pois o TCP termina subutilizando os recursos de rede e consequentemente aumentando o FCT (Flow Completion Time) de uma conexão -- quando o TCP encontra uma taxa de transmissão considerada ideal, o fluxo termina. Neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de um mecanismo para seleção colaborativa de parâmetros iniciais de conexões TCP a fim de reduzir o FCT de uma conexão através do compartilhamento dos blocos de controle de outras conexões TCP já realizadas por outros nós presentes na rede.  
 
Agradecemos a sua presença.