Proposta de Dissertação: 09/12/2010, 16:00.

postado em 8 de dez de 2010 03:32 por Hyggo Oliveira de Almeida   [ 8 de dez de 2010 03:38 atualizado‎(s)‎ ]
Aluno: Leonardo Soares e Silva. 
Título:  Filtrando publicidades irrelevantes e ofensivas em painéis eletrônicos utilizando ciência de contexto de grupos
Local: Laboratório Embedded. 
Data: 09/12/2010.  
Horário: 16:00. 
Banca Examinadora: Angelo Perkusich, Ph.D (Orientador), Hyggo Oliveira de Almeida (Orientador), Marcos Morais, D.Sc (DEE/UFCG), Jaidilson Jó da Silva, D.Sc (DSC/UFCG). 

Resumo: 
Recentes mudanças no perfil do consumidor, que está mais exigente e individualista, provocaram modificações nas campanhas publicitárias e elevaram a demanda por conteúdo mais direcionado e personalizado a um público-alvo. Paralelamente, há a substituição de painéis de publicidade estáticos, como outdoors, por eletrônicos, compostos por televisores de LCD, plasma, dentre outras tecnologias, visto que esses apresentam novas possibilidades para atrair a atenção do publico-alvo. Esse novo meio de comunicação publicitária é conhecido por Digital Signage e apresenta prospecções de lucro bastante animadoras quando comparadas a outros meios de comunicação, como televisão, Internet e jornal impresso. No entanto, apesar das vantagens em relação aos painéis estáticos, a Digital Signage possui problemas semelhantes aos dos outros meios de comunicação de massa, como a identificação da audiência para exibição de conteúdo relevante, e a necessidade de controle dos conteúdos que serão exibidos para evitar constrangimento da audiência. Dentro desse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma infraestrutura de software para filtrar publicidades irrelevantes e ofensivas em painéis eletrônicos. Para isso, utiliza-se informações de ambiente, mais especificamente de contexto de grupo, para descartar as publicidades irrelevantes e ofensivas ao grupo de pessoas que, potencialmente, visualizam as publicidades. Tecnologias de computação pervasiva são utilizadas para obter o contexto do grupo e estatísticas de mercado são utilizadas como base para filtrar as publicidades.
 
Agradecemos a sua presença.