Destaques da Pós-Graduação


Dissertação do PPGCC/UFCG é eleita 2a Melhor na área de Banco de Dados

postado em 5 de out de 2017 12:49 por Carlos Eduardo Santos Pires

A dissertação de mestrado do aluno Tiago Brasileiro Araújo intitulada "Uma Abordagem em Paralelo para Matching de Grandes Ontologias com Balanceamento de Carga" recebeu o Prêmio de 2a Melhor Dissertação no Concurso de Teses e Dissertações do 32o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD'17), realizado recentemente em Uberlândia-MG. O aluno foi orientado pelo Prof. Carlos Eduardo Pires. O trabalho concorreu com outras cinco dissertações desenvolvidas em PPG de instituições nacionais renomadas: UFMG, UFRJ, LNCC, UFC e UFOP. Atualmente, Tiago Araújo está cursando o 2o ano de Doutorado no PPGCC/UFCG.

Anteriormente, o PPGCC/UFCG já havia sido agraciado com o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado na área de Banco de Dados, em 2015, no 30o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado em Petrópolis-RJ. Na oportunidade, o prêmio foi concedido ao aluno Demetrio Gomes Mestre, com a Dissertação "Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce". O concurso ocorre a cada dois anos.

Todos os envolvidos fazem parte do Laboratório de Qualidade de Dados (LQD), pertencente à Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação. Ainda no SBBD'17, o LQD apresentou o Minicurso "Data Analytics in Sports: Changing the game" com o aluno de doutorado Ígor Barbosa.

Tese de Doutorado de uma Aluna de Computação é premiada na América Latina

postado em 27 de jun de 2017 12:15 por Rohit Gheyi

A tese de doutorado de Melina Mongiovi realizada no curso de Ciência da Computação da UFCG intitulada “Scaling Testing of Refactoring Engines” foi eleita a terceira melhor tese da América Latina no III Concurso Latinoamericano de Tesis de Doctorado (CLTD). Melina Mongiovi foi orientada pelo Prof. Rohit Gheyi. O objetivo da tese é propor uma técnica escalável para encontrar defeitos em ferramentas, que ajudam na evolução do software. Durante o seu doutorado, Melina Mongiovi publicou alguns artigos, dentre eles um artigo no periódico IEEE Transactions on Software Engineering (TSE).

Melina Mongiovi

O CLTD ocorrerá em conjunto com o XLIII Conferencia Latinoamericana de Informática em Córdoba na Argentina entre os dias 4 e 8 de Setembro de 2017. Apenas doutorandos de universidades em São Paulo e no Rio de Janeiro haviam conquistado esse prêmio anteriormente. Melina Mongiovi foi a primeira brasileira com uma tese premiada no evento.

Melina Mongiovi concluiu a graduação no curso de Ciência da Computação da UFCG em 2011. Desde 2010, Melina vem trabalhando sob a orientação do Prof. Rohit Gheyi na mesma área de pesquisa da tese de doutorado premiada. Durante a iniciação científica, o seu trabalho foi eleito o segundo melhor na competição de pesquisa realizada no Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2011, organizada pela ACM e pela Microsoft. 

Além disso, Melina Mongiovi conquistou o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida por ter obtido o melhor desempenho acadêmico dentre os concluintes do semestre 2011.1. Em 2014, a sua dissertação de mestrado foi eleita uma das 10 melhores no Concursos de Teses e Dissertações organizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Vale destacar que foi a única dissertação selecionada na área de Engenharia de Software. Desde Dezembro de 2016, quando concluiu o doutorado, Melina Mongiovi é professora do curso de Ciência da Computação da UFCG.

Doutorando da UFCG é bicampeão da HackaFlag

postado em 24 de mai de 2016 11:24 por Cláudio Campelo

No último dia 14, o aluno de doutorado Pedro Barbosa tornou-se bicampeão do HackaFlag na etapa de Natal (Rn). Trata-se de uma competição no estilo Capture The Flag e que ocorre no evento Roadsec. Neste ano, a competição ocorre em 17 estados do país e os vencedores ganham passagens com tudo pago para disputar a final em São Paulo, que será em novembro. O vencedor da final ganha passagem com tudo pago para a DEF CON 2017, em Las Vegas.

Basicamente o objetivo da competição é "capturar as bandeiras", resolvendo desafios de explorar vulnerabilidades em sistemas. Os desafios podem ser de diversas categorias, como, por exemplo, web, engenharia reversa, rede, criptografia, forensics, exploitation e outras. Quem quiser saber mais sobre a competição pode dar uma olhada nesta entrevista com Pedro ou neste vídeo da final do ano passado.

Além deste, existiram outros títulos também. Neste ano, a equipe formada por Pedro Barbosa, Harllan Andryê (mestrado), Marianne Linhares (Graduação) e Victor Andrade (Graduação) ficou em primeiro do Brasil e em nono internacional no Pwn2Win, competição mista de segurança e programação e que teve mais de 500 times. Em 2015, Pedro Barbosa venceu a competição do JampaSec em João Pessoa, a do SecurityDay em Natal, e o HackaFlag também em Natal.

Premiação no SBBD'15

postado em 19 de out de 2015 05:57 por Carlos Eduardo Santos Pires   [ 20 de out de 2015 11:33 atualizado‎(s)‎ ]

No 30o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado de 06 a 09 de Outubro de 2015, na cidade de Petrópolis-RJ, a dissertação do ex-mestrando Demetrio Gomes Mestre foi eleita a melhor na área de Banco de Dados nos anos de 2013 e 2014. No Concurso de Teses e Dissertações, a dissertação concorreu com outras quatro pré-selecionadas por um comitê da área. Foram critérios de escolha: conteúdo do trabalho e apresentação no evento. O título da dissertação é "Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce". Em 2014, a dissertação já tinha concorrido no 15o Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, tendo ficado entre as três melhores. Atualmente, o aluno está cursando doutorado, na mesma linha de pesquisa.

É importante mencionar ainda que o artigo "A Parallel Approach for Matching Large-scale Ontologies", do mestrando Tiago Brasileiro Araújo, foi selecionado para concorrer ao prêmio de melhor artigo completo no 30o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, tendo recebido menção honrosa. Ambos os alunos são orientados pelo Prof. Carlos Eduardo Pires.

Mais duas grandes conquistas para o DSC!

Artigo ganha best paper awards na ACM Recommender Systems Conference (RecSys'15)

postado em 14 de out de 2015 17:51 por Leandro Balby Marinho   [ 14 de out de 2015 18:01 atualizado‎(s)‎ ]

O artigo “Context-Aware Event Recommendation in Event-Based Social Networks” ganhou o best paper award da ACM Conference on Recommender Systems (RecSys) 2015. Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado de Augusto Macedo, orientado pelo Prof. Leandro Balby, ambos da UFCG, e teve a colaboração do Prof. Rodrygo Santos da UFMG. O RecSys já está na nona edição e é hoje a conferência mais importante na área de Sistemas de Recomendação.

Link para Artigo: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2792838.2800187
Link para apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=_5_rr1__aqw


Tese de doutorado da UFCG é eleita a melhor no Prêmio Capes de Teses na área de Computação

postado em 31 de ago de 2015 15:15 por Rohit Gheyi   [ 14 de dez de 2015 10:24 atualizado‎(s)‎ ]



A tese de doutorado de Gustavo Araújo Soares, orientada pelo Prof. Rohit Gheyi (UFCG), foi eleita a melhor tese de doutorado defendidas em 2014 em Ciência da Computação no Prêmio Capes de Tese promovido pela Capes. Eles receberão um prêmio em uma solenidade no dia 10 de Dezembro em Brasília.




O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, e é concedido anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela. Concorrem a esta edição as teses defendidas em 2014. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes de Tese ocorreu nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior que tenham tido, no mínimo, três teses de doutorado defendidas em 2014. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação realizou a inscrição da tese. Em seguida, uma comissão analisou todos os trabalhos e selecionou o melhor trabalho e cada uma das áreas.

Gustavo realizou o doutorado (2010-2014) e mestrado (2009-2010) no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande e atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.


Prêmio recebido por Gustavo Soares e Rohit Gheyi pelo presidente da CAPES, Carlos Nobre, no dia 10/12/2015 em Brasília (Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)

A tese de doutorado ("Automated behavioral testing of refactoring engines") de Gustavo apresenta uma técnica automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que podem ser utilizadas durante a evolução do software. Essa técnica identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado (IBM, Oracle) e da academia. O seu trabalho de pesquisa recebeu alguns prêmios como:

  1. melhor ferramenta do Simpósio Brasileiro em Engenharia de Software em 2009;
  2. melhor dissertação de mestrado da América Latina no Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestría em 2010;
  3. uma das 10 melhores dissertações de mestrado de Computação no Concurso de Teses e Dissertações (melhor dissertação de mestrado considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação) em 2010;
  4. segundo melhor pôster do European Conference on Object-Oriented Programming em 2011;
  5. melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software em 2011;
  6. primeiro lugar no Student Research Competition da ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  7. prêmio John Vlissides na ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  8. tese de doutorado aprovada com distinção em 2014;
  9. uma das seis melhores teses de doutorado defendidas em 2014 considerando todas as áreas da Computação e a melhor tese de doutorado em 2014 considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação no XXVIII Concurso de Teses e Dissertações (CTD) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. 

Além disso, alguns dos seus resultados da pesquisa foram publicados em periódicos qualificados da área como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering. Durante o seu doutorado, Gustavo também realizou um estágio na Microsoft Research em Redmond em 2013. Em 2016, Gustavo realizará um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, iniciado em 1973, tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores em Ciência da Computação. O curso de doutorado foi iniciado no programa em 2005. Até o momento, foram defendidas 39 teses de doutorado. É a primeira vez que uma tese defendida no programa ganhou este prêmio.

Tese de doutorado da UFCG é eleita uma das seis melhores teses no Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação

postado em 22 de jul de 2015 14:20 por Rohit Gheyi   [ 23 de jul de 2015 10:09 atualizado‎(s)‎ ]



A tese de doutorado de Gustavo Araújo Soares, orientada pelo Prof. Rohit Gheyi (UFCG), foi eleita uma das seis melhores teses de doutorado defendidas em 2014 considerando todas as áreas da Computação e a melhor tese de doutorado em 2014 considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação no XXVIII Concurso de Teses e Dissertações (CTD) promovido pela Sociedade Brasileira de ComputaçãoConcurso de Teses e Dissertações ocorreu nos dias 20 e 21 de Julho de 2015 em Recife (PE). 



Gustavo realizou o doutorado (2010-2014) e mestrado (2009-2010) no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande e atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.


A tese de doutorado ("Automated behavioral testing of refactoring engines") de Gustavo apresenta uma técnica automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que podem ser utilizadas durante a evolução do software. Essa técnica identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado (IBM, Oracle) e da academia. O seu trabalho de pesquisa recebeu alguns prêmios como:

  1. melhor ferramenta do Simpósio Brasileiro em Engenharia de Software em 2009;
  2. melhor dissertação de mestrado da América Latina no Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestría em 2010;
  3. uma das 10 melhores dissertações de mestrado de Computação no Concurso de Teses e Dissertações (melhor dissertação de mestrado considerando as áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação) em 2010;
  4. segundo melhor pôster do European Conference on Object-Oriented Programming em 2011;
  5. melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software em 2011;
  6. primeiro lugar no Student Research Competition da ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  7. prêmio John Vlissides na ACM SIGPLAN conference on Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2012;
  8. tese de doutorado aprovada com distinção em 2014.

Além disso, alguns dos seus resultados da pesquisa foram publicados em periódicos qualificados da área como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering. Durante o seu doutorado, Gustavo também realizou um estágio de três meses na Microsoft Research em Redmond em 2013.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, iniciado em 1973, tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores em Ciência da Computação. O curso de doutorado foi iniciado no programa em 2005. Até o momento, foram defendidas 38 teses de doutorado. É a segunda vez que uma tese defendida no programa fica entre as 6 melhores do Brasil, sendo a outra no Concurso de Teses e Dissertações em 2014.

Aluno de doutorado e professores que atuam no PPGCC-UFCG são premiados no SBRC

postado em 2 de jun de 2015 11:14 por Franklin de Souza Ramalho

A semana passada foi de muito sucesso para os integrantes do projeto EUBrazilCC (EUBrazil Cloud infrastructure Connecting federated resources for Scientific Advancement) que ganharam prêmios no Brasil e na Europa. O projeto que é executado por um consórcio formado por instituições brasileiras e européias é coordenado no Brasil pelo prof. Francisco Brasileiro do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG e que atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFCG, e na Europa pelo prof. Ignacio Blanquer da Universidade Politécnica de Valencia na Espanha. Durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o projeto ganhou o prêmio de melhor artigo do Workshop em Clouds e Aplicações com o artigo intitulado "Controlando a Contenção de Recursos para Promover Justiça em uma Federação Peer-to-Peer de Nuvens Privadas" cujos autores são o aluno de doutorado do PPGCC-UFCG Eduardo Lucena Falcão, e os professores também do PPGCC-UFCG Francisco Brasileiro e Andrey Brito, além do pesquisador Jose Luis Vivas. No mesmo evento, o artigo intitulado “Using Fogbow to federate private clouds” de autoria de Abmar Barros, Francisco Brasileiro, Giovanni Silva, Francisco Germano, Marcos Nóbrega,  Ana Costa Ribeiro, Igor Silva e Leticia Teixeira recebeu o prêmio de melhor artigo no Salão de Ferramentas do SBRC 2015. Finalmente, o poster "EUBrazil Cloud infrastructure Connecting federated resources for Scientific Advancement" apresentado na Conferência da Iniciativa de Grids da Europa em Lisboa também foi eleito o melhor poster do evento. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados em http://eubrazilcloudconnect.eu/.

Dissertação de Mestrado do PPGCC/UFCG foi classificada entre as três melhores Dissertações de Mestrado no Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho concluídas em 2013

postado em 12 de set de 2014 13:26 por Franklin de Souza Ramalho

Uma dissertação de mestrado do PPGCC/UFCG defendida em 2013 foi classificada entre as 3 melhores dissertações concluídas no país na área Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. O trabalho, de autoria de Demetrio Gomes Mestre e orientação do Prof. Carlos Eduardo Santos Pires, intitulado "Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blocking baseado em MapReduce" foi aceito para apresentação no programa técnico do XV Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD-CTD 2014) e publicação nos Anais do Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD). 

A fase final do WSCAD-CTD ocorrerá nos dias 08 a 10 de outubro em São José dos Campos-SP. Os autores das 3 dissertações selecionadas serão avaliados por uma banca examinadora, que selecionará o melhor trabalho. A melhor dissertação será premiada no jantar do evento. Mais informações sobre o WSCAD-CTD podem ser encontradas no site do evento (http://sjc.unifesp.br/wscad/ctd.php).

Atualmente, Demétrio é membro do Laboratório de Qualidade de Dados (LQD) e aluno do curso de doutorado do PPGCC/UFCG.

Dissertação de Mestrado do PPGCC/UFCG foi classificada entre as dez melhores Dissertações de Mestrado em Ciência da Computação concluídas em 2013 no País

postado em 11 de jun de 2014 05:48 por Franklin de Souza Ramalho

Uma dissertação de mestrado do PPGCC/UFCG defendida em 2013 foi classificada entre as 10 melhores dissertações concluídas no país nesse ano, na área de Ciência da Computação. O trabalho, de autoria de Melina Mongiovi e orientação do Prof. Rohit Gheyi, intitulado "Making Program Safer through Impact Analysis" foi aceito para apresentação no programa técnico do XXVII Concurso de Teses e Dissertações da SBC (CTD 2014) e publicação nos Anais do Congresso da SBC (CSBC). 

Este ano, o CTD recebeu um número recorde de 89 submissões (34 relativas a Teses de Doutorado e 55 relativas a Dissertações de Mestrado) e, conforme a organização do evento, praticamente todas as submissões foram de excelente nível, conduzindo a um processo seletivo altamente competitivo.

A fase final do CTD ocorrerá nos dias 28 a 31 de julho em Brasília. Os autores das 10 dissertações selecionadas vão ser avaliados por uma banca examinadora, que selecionará os 3 melhores trabalhos. Mais informações sobre o CSBC CTD 2014 podem ser encontradas no site do evento (http://csbc2014.cic.unb.br/index.php/ctd).

Melina também teve seu trabalho premiado no SPLASH 2011, sendo agraciada com o segundo lugar na ACM Student Research Competition na categoria de iniciação científica. A competição de pesquisa é patrocinada pela ACM (Association for Computing Machinery) e Microsoft Research. Atualmente, Melina é aluna do curso de doutorado do PPGCC.

1-10 of 37