Projetos de pesquisa 2020.1



*A coluna "Objetivo de Pesquisa e Resultados Esperados para Cada Aluno" indica que alunos podem se matricular na disciplina

Subtítulo

Professor

Objetivo de Pesquisa e Resultados Esperados para Cada Aluno*

Evolução segura de sistemas configuráveis II

Rohit Gheyi

José Aldo

Desenvolver um experimento para analisar o impacto de anotações disciplinadas ou não na descoberta de fraquezas.

Resultados Esperados: 1- Realizar um experimento para analisar tempo, número de tentativas, e número de scans para detectar defeitos em códigos de sistemas configuráveis disciplinados ou não 2- Artigo científico apresentando resultados.

Reuso de Conhecimento no Suporte à Tomada de Decisão II

Hyggo Oliveira de Almeida

Alexandre Braga Gomes

Realizar análise comparativa utilizando o banco de dados do turmalina na identificação da correlação das tabelas de bugs e riscos com as personalidade e soft skills levantadas das equipes do Virtus.|Identificar a influência das personalidades dos indivíduos por projeto e sua correlação com os bugs e riscos no banco de dados do turmalina. Identificar a influência dos soft skills dos indivíduos por projeto e sua correlação com os bugs e riscos no banco de dados do turmalina.


André Meireles

Executar revisão de literatura para identificação de técnicas e abordagens utilizadas na identificação de expertises técnicas de recursos humanos a partir de artefatos de projetos de software. Um guideline para identificação de expertises técnicas de recursos humanos a partir de artefatos de projetos de desenvolvimento software.


Ademar França de Sousa Neto

Especificar um modelo de Risco, um modelo de Lições Aprendidas e um modelo de Problema no desenvolvimento ágil de software. Nesse contexto, será desenvolvida uma base de Riscos, uma base de Lições Aprendidas e uma base de Problemas. O objetivo é utilizar as bases de conhecimento para auxiliar na tomada de decisão sobre a gestão de riscos utilizando dados históricos. Um modelo de base de riscos, um modelo de lições aprendidas, um modelo de problema e uma base estruturada para gestão de riscos.


José Ferdinandy Silva Chagas

Auxiliar a tomada de decisão sobre as dívidas técnicas adquiridas durante o processo de desenvolvimento de software. O objetivo é construir um modelo de gestão de dívida técnica integrado com o gerenciamento de riscos. Um modelo de gestão de dívida técnica associado com o gerenciamento de riscos para projetos ágeis.


Danyllo Wagner Albuquerque

O objetivo deste estudo é explorar como a detecção e priorização de dívida técnica em nível de código é realizada por profissionais da indústria nos dias atuais. Este estudo também tem como objetivo investigar quais fatores influenciam diretamente o processo de detecção e priorização bem como os desafios relacionados. Este estudo irá realizar um mapeamento dos desafios relacionados à detecção e priorização de dívida. Adicionalmente, um modelo (semi-)automatizado como suporte a estas atividades será proposto ao final do estudo

Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software

Tiago Massoni

Camila Sarmento

Objetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.

Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.

Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software II

Tiago Massoni

Francielle Santos

Objetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.

Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.

Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software III

Tiago Massoni

Ruan Pierre Oliveira

Objetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.

Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.

Estudo Experimental em Evolução de Software III

Tiago Massoni, Everton L.G. Alves

Flávia Estélia Silva Coelho

Objetivo: Realizar um estudo experimental investigando as relações entre revisões de código e refactorings no contexto de pull requests.

Resultados Esperados: 1- Coleta de dados sobre sistemas reais; 2- Análise de dados e discussão dos resultados.

Modelos Para Gerenciamento de Risco

José Antão Beltrão Moura

Joaquim José Cintra Maia Honório

Objetivo: Realizar a avaliação do potencial e/ou uso de abordagens, modelos e ferramentas baseados em inteligência artificial para a gestão de obras públicas.

Resultados Esperados: 1- Análise exploratória de base(s) de dados obtidas de instituições governamentais; 2- Proposição e avaliação de abordagens e modelos preliminares baseadas em inteligência artificial no tema citado; 3 - Relatório contendo os principais resultados obtidos.


Tiago Lucas Pereira Clementino

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos promissores para o tema “apoio à decisão e gestão de risco em processos judiciais”. Problemas, técnicas promissoras aplicando Inteligência Artificial e/ou modelos de simulação já discutidos na literatura no contexto deste tema, são frutos possíveis.

Resultados Esperados: 1- Mapeamento de componentes, entradas e fluxo de processos judiciais; oportunidades de pesquisa sobre a modelagem desse fluxo e possíveis desfechos (sentença); abordagens, técnicas e práticas aplicadas a processos judiciais; 2- Relatório contendo os principais resultados obtidos.

Privacy-Preserving Record Linkage III

Carlos Eduardo Santos Pires e Dimas Nascimento Cassimiro

Thiago Pereira da Nóbrega

Objetivos: Realizar uma revisão de literatura de Transfer Learning aplicada a REPP; Levantar quais das técnicas atuais de Transfer Learning podem ser aplicadas no contexto da Resolução de Entidades e REPP; Avaliar as técnicas de Transfer Learning no que concerne a manutenção da privacidade no contexto da REPP; Propor uma técnica para realizar a adaptação dos modelos no contexto de REPP; Realizar uma avaliação da técnica proposta.

Resultados esperados: Apresentar uma solução que viabilize a utilização de modelos de aprendizagem de máquina na etapa de classificação da REPP.

Segurança e gerência eficiente de recursos em computação na nuvem III

Andrey Brito

Rodolfo Marinho (continuação do projeto de 2019.2)

Objetivo: avaliar arquiteturas seguras processamento de dados confidenciais, avaliando aspectos de usabilidade, segurança e eficiência na combinação de dispositivos com tecnologias variadas (Processadores ARM, placas aceleradoras Intel).

Resultados esperados: 1- Inclusão de novos tipos de dispositivos para processamento seguro em sistemas propostos anteriormente, generalização de modelos de aplicações, validação de arquiteturas propostas anteriormente. 2- Desenvolvimento de uma aplicação de prova de conceito. 3- Um artigo científico apresentando os resultados alcançados.

Segurança e gerência eficiente de recursos em computação na nuvem I

Andrey Brito

Lucas Aversari

Objetivo: avaliar arquiteturas seguras processamento de dados confidenciais, avaliando aspectos de usabilidade, segurança e eficiência em aplicações de edge computing e cidades inteligentes.

Resultados esperados: 1- Mapeamento dos trabalhos relacionados e familiarização de tecnologias. 2- Desenvolvimento de uma aplicação de prova de conceito. 3- Relatório e apresentação detalhando os resultados alcançados.

Modelagem de Dados Espaço-Temporal III

Cláudio de Souza Baptista

Damião Ribeiro de Almeida

Objetivos: os modelos conceituais existentes, que conseguem representar os dados de trajetória enriquecidos semanticamente, ainda carecem de alguns aspectos de representatividade e validação do modelo. Pretende-se desenvolver um novo modelo que possa superar os modelos conceituais existentes em relação à capacidade de expressão, monitoramento do contexto e consulta dos dados. Além disso, deve-se desenvolver um método ETL (Extract, Transform, Load) capaz de extrair, de forma dinâmica, as informações do novo modelo conceitual dos dados de trajetória e criar um Semantic Trajectory Data Warehouse.

Resultados Esperados: 1. Desenvolver um novo modelo conceitual para enriquecimento de dados de trajetória que supere os modelos existentes; 2. Implementar um protótipo para validar o modelo; 3. Submissão de um artigo científico comparando os resultados obtidos com o estado da arte.

Processamento de Linguagem Natural II

Cláudio Campelo

Anderson Felinto Barbosa

Objetivo: Pretende-se investigar métodos e técnicas de mineração de argumentos e mapear suas aplicações atuais na Educação. Adicionalmente, planeja-se conceber/adaptar, implementar e avaliar um método capaz de: (i) identificar, de forma automática, as estruturas argumentativas presentes em textos escritos por alunos, tais como redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); e (ii) relacionar as estruturas identificadas com as ideias e argumentos esperados para o texto (a partir da comparação com textos de referência).

Revisão de Literatura no Contexto de Educação e Computação I

Wilkerson de Lucena Andrade e João Arthur Monteiro

Jucelio Soares dos Santos

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática com intuito de identificar as habilidades introdutórias e preditoras envolvidas no ensino de programação para alunos iniciantes

Resultados Esperados: 1- Catálogo e dados comparativos sobre os artigos investigados; 2- Relatório no formato de artigo científico.


Elaine Cristina Juvino de Araújo

Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre o estado da arte em estratégias, conteúdos e exercícios de programação voltados para pessoas com deficiência.

Resultados Esperados: 1- Catálogo e dados comparativos sobre os artigos investigados; 2- Relatório no formato de artigo científico.

Técnicas para Mineração de Texto III

Cláudio de Souza Baptista

Nome do Aluno: André Luiz Firmino Alves

Objetivo de Pesquisa: Estudar, implementar e desenvolver técnicas baseada em Machine Learning para mineração de texto, explorando a utilização de modelos de linguagem do estado da arte em técnicas Deep Learning para Texto. O estudante irá realizar alterações no vetor de característica buscando incrementar informações de metadados textuais. Então os resultados obtidos serão comparados com outras técnicas do estado da arte.

Resultados Esperados: 1- Classificador de texto utilizando Deep Learning com um vetor de características proposto; Análise comparativa do classificador com abordagens do estado da arte. 2- Artigo científico apresentando os resultados obtidos

Estudo Experimental em Teste de Software

Everton Alves e Wilkerson Andrade

Jaziel Silva Moreira

Objetivo de Pesquisa: Realizar um estudo experimental sobre a prática de teste relacionada a eficiência energética no contexto Android.

Resultados esperados: Artefatos desenvolvidos no estudo e relatório, no formato de artigo científico, apresentando o estudo e os resultados obtidos.

Aprendizagem de Máquina Aplicada I

Herman Martins Gomes, Leonardo Vidal Batista

Nailson Dos Santos Cunha

Objetivo de Pesquisa: Como primeiro objetivo, tem-se a realização de um levantamento bibliográfico no tema de realce de imagens de impressões digitais latentes. O foco é identificar os principais métodos utilizados, estado da arte e comparar suas características. Como segundo objetivo, tem-se a realização de implemenações e experimentos preliminares com o objetivo de realçar impressões digitais latentes, fazendo uso dos melhores modelos de Deep Learning encontrados na literatura.

Resultados Eperados. Revisão bibliográfica do estado-da-arte; draft de artigo científico contemplando as avaliações experimentais realizadas.


Arnaldo Gualberto de Andrade e Silva

Objetivo de Pesquisa: Ampliar/aprofundar o estudo da aplicabilidade de Multi-task Learning (execução de várias tarefas de aprendizagem e classificação simultaneamente) a problemas de classificação de imagens digitais. No projeto de pesquisa anteriormente realizado pelo aluno (Aprendizagem de Máquina Aplicada III), o banco de imagens foi re-gabaritado por diferentes usuários previamente treinados, devido à presença de erros e inconsistências encontrados no gabarito original. Além disso, o método proposto para classificação individual dos requisitos do padrão ISO/IEC 19794-5, composto de uma parte não-supervisionada (Autocodificadores) em conjunto com outra supervisionada (Aprendizagem Multitarefa), foi testado em um banco de imagens de mesma natureza, apresentando resultados preliminares satisfatórios.Mais especificamente, o aluno buscará validar o método proposto no banco re-gabaritado para comprovar sua eficácia. Além disso, novos métodos também serão testados e comparados à abordagem inicial.

Resultados Esperados. (i) validação do novo gabarito; (ii) treinamento e análise de diferentes arquiteturas para avaliação dos requisitos do padrão ISO/IEC 19794-5; (iii) primeira versão do método proposto testada e validada. (iv) comparação do método proposto com abordagens publicadas na literatura. Além disso, ao final dessa etapa, espera-se que o aluno possa submeter o primeiro artigo com um novo método para avaliação do padrão anteriormente mencionado.


Guilherme Monteiro Gadelha

Objetivo de Pesquisa: Estender o entendimento sobre técnicas de aumento de bases de imagens de faces (data augmentation) para aplicação no estudo geral dos requisitos ICAO. Há 4 etapas planejadas: 1) Levantamento de técnicas de data augmentation que usam os paradigmas de GAN’s (Generative Adversarial Networks) e VAE’s (Variational Autoencoders); 2) Reprodução das técnicas encontradas no contexto dos requisitos ICAO; 3) Análise de resultados de experimentos e reproduções realizados; 4) Rotulagem de dataset usado como referência para os requisitos ICAO.

Resultados Esperados. Relatório técnico contendo uma descrição de pesquisas correlatas e a apresentação e análise dos experimentos. Base de dados Rotulada.


José Alberto Souza Paulino

Objetivo de Pesquisa: O objetivo central é estudar o problema de classificação do sinal de voz afetada por patologias a partir do uso de representações derivadas do espectograma do sinal. Redes neurais convolucionais serão investigadas como ferramenta para a etapa de classificação. Bases de dados públicas de sinais de voz normal e afetada por patologias deverão ser pesquisadas para fins de utilização nos experimentos.

Resultados Esperados. Relatório técnico contemplando a descrição de pesquisas correladas, detalhamento da base de dados utilizada, formalização do método de extração de características e classificação empregado, além da apresentação e análise dos resultados experimentais obtidos.

Pensamento Computacional Aplicado à Educação II

Wilkerson Andrade / Lívia Campos

Isabelle Maria Lima de Souza

Objetivo: Definir e implementar um mecanismo para avaliar Pensamento Computacional no contexto de Robótica Educacional.

Resultados Esperados: 1- Definição do mecanismo; 2- Aplicação do mecanismo; 3- Relatório no formato de artigo científico.

Mecanismos para Aumento de Confiabilidade e Disponibilidade de Redes IEEE 802.1.54.g

Reinaldo Gomes

Emerson Gomes

Realizar a revisão do estado da arte sobre principais tecnologias existentes e mecanismos para melhorar a comunicação em redes industriais sem fio.

Resultado esperado: Survey das soluções existentes na literatura.


Comments