Projetos de Pesquisa 2020.2


*A coluna "Aluno(s)" indica quais alunos podem se matricular na disciplina


SubtítuloProfessor(s)Aluno(s)Objetivo de Pesquisa e Resultados Esperados
Evolução segura de sistemas configuráveis IIIRohit GheyiJosé AldoObjetivo: Desenvolver uma ferramenta para ter visualizações das movimentações dos olhos.
Resultados Esperados: 1- Ferramenta para gerar tipos de visualizações 2 - Uso da ferramenta em dados do experimento realizado na disciplina anteriores 3 - Artigo científico apresentando resultados.
Evolução segura de sistemas configuráveis IRohit GheyiKleber TarcisioObjetivo: Desenvolver uma técnica para detectar fraquezas usando a ferramenta baseado no impacto da mudança LGTM.
Resultados Esperados: 1 - Ferramenta para detectar fraquezas 2 - Submissão das fraquezas em repositórios reais 3 - Artigo científico apresentando resultados.
Segurança e gerência eficiente de recursos em computação na nuvem IIAndrey BritoWagner SantosObjetivo: avaliar o uso de dados sensíveis em aplicações hospedadas em nuvens computacionais, investigando como tecnologias recentes podem ajudar a proteger os dados e a atingir conformidade com legislações de proteção de dados.
Resultados Esperados: 1- Estudos de riscos de proteção de dados e requisitos legais. 2- Avaliação de aplicações e tecnologias relacionadas, usando um estudo de caso realista. 3 - Escrita de um artigo técnico.
Segurança e gerência eficiente de recursos em computação na nuvem IAndrey BritoLucas AversariObjetivo: avaliar arquiteturas seguras processamento de dados confidenciais, avaliando aspectos de usabilidade, segurança e eficiência em aplicações de edge computing e cidades inteligentes.
Resultados Esperados: 1- Mapeamento dos trabalhos relacionados e familiarização de tecnologias. 2- Desenvolvimento de uma aplicação de prova de conceito. 3- Relatório e apresentação detalhando os resultados alcançados.
Gerenciamento de Recursos para Computação UtilitáriaFrancisco Vilar Brasileiro e Thiago Emmanuel Pereira da SilvaJoão Victor Barroso MafraObjetivo: Sistemas de arquivos distribuídos são um componente importante de diversos serviços oferecidos em um ambiente de computação na nuvem de larga escala. O objetivo desse projeto de pesquisa é realizar uma profunda pesquisa bibliográfica relacionada a sistemas de arquivos distribuídos para ambientes de computação na nuvem, apresentando o estado da arte e estado da prática da área. Baseando-se nessa revisão, deve-se: apontar os tradeoffs entre as várias soluções disponíveis e propor direções de pesquisa nessa área.
Resultados Esperados: artigo apresentando uma revisão bibliográfica.
Proposta de Estratégia de Teste de SoftwareWilkerson Andrade e Patrícia MachadoRaphael de Carvalho Muniz

Jarbele Cássia da Silva
Raphael de Carvalho Muniz

Objetivo: Proposta de templates para criação de casos de teste com o objetivo de identificar fraquezas em programas.
Resultados Esperados: Artefatos desenvolvidos no estudo e relatório, no formato de artigo científico, apresentando o estudo e os resultados obtidos.


Jarbele Cássia da Silva

Objetivo: Proposta de uma abordagem para apoiar a execução de testes exploratórios em times ágeis.
Resultados Esperados: Artefatos desenvolvidos no estudo e relatório, no formato de artigo científico, apresentando o estudo e os resultados obtidos.
Estudo Experimental em Teste de Software IIEverton Alves e Wilkerson AndradeJaziel Silva MoreiraObjetivo : Realizar um estudo experimental sobre a relação entre bad smells e consumo energético no contexto de aplicações Android.
Resultados Esperados: Artefatos desenvolvidos no estudo e relatório, no formato de artigo científico, apresentando o estudo e os resultados obtidos.
Revisão Sistemática em Educação e ComputaçãoWilkerson AndradeElaine Cristina Juvino de AraújoObjetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre ensino de programação para pessoas com deficiência cognitiva identificando o estado da arte no ensino de programação para esse tipo de deficiência.
Resultados Esperados: 1- Catálogo e dados comparativos sobre os artigos investigados; 2- Relatório no formato de artigo científico.
Privacy-Preserving Record Linkage IVCarlos Eduardo Santos Pires e Dimas Cassimiro do Nascimento FilhoThiago Pereira da NóbregaObjetivo:
- Aprimorar a solução proposta na disciplina Privacy-Preserving Record Linkage III
- Investigar o impacto da utilização de amostras, atribuição de pesos no contexto de transferência de conhecimento baseada nos dados
- Investigar diferentes redes Bayesianas na etapa de refinamento (poda) dos resultados
Resultados Esperados: Escrita de um artigo científico
Revisão Sistemática de Literatura EspecializadaJosé Antão Beltrão Moura e Evandro de Barros CostaArtur Maia PereiraObjetivo: Realizar uma RSL para identificar problemas, esforços realizados e técnicas propostas ou aplicadas para modelar os interesses de usuários de comércio eletrônico voltado para moda.
Resultados Esperados: 1- Mapeamento de problemas, ontologias, técnicas e práticas no tema de interesse (Modelagem do Usuário de e-Commerce de Moda); 2- Relatório no formato de artigo científico.
Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software IVTiago MassoniRuan Pierre OliveiraObjetivo: Analisar dados de estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.
Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.
Estudo Experimental em Evolução de Software IVTiago Massoni, Everton AlvesFlávia Estélia Silva CoelhoObjetivo: Analisar dados deestudo experimental investigando as relações entre revisões de código e refactorings no contexto de pull requests.
Resultados Esperados: 1- Análise de dados e discussão dos resultados. 2- Escrita de artigo a ser submetido.
Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software IIITiago MassoniFrancielle SantosObjetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.
Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.
Estudo Experimental em Aspectos Humanos e Software IITiago MassoniCamila SarmentoObjetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.
Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.
Estudo Experimental em Aspectos Humanos e SoftwareTiago MassoniNarallynne AraújoObjetivo: Realizar estudos com equipes de software reais para observação de aspectos humanos.
Resultados Esperados: 1- Relato completo dos estudos, incluindo dados; 2- Pacote de replicação experimental ; 3- Submissão de artigo científico.
Técnicas para Mineração de Texto IVCláudio de Souza BaptistaAndré Luiz Firmino AlvesObjetivo: Realizar uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o estado da arte em reconhecimento de emoções em textos na área de Processamento de Linguagem Natural (NLP) com vistas conhecer as principais soluções e identificação de problemas relevantes ainda em aberto.
Resultados Esperados:
1- Identificação e comparação das principais abordagens de reconhecimento de emoções em textos;
2- Artigo científico em formato de survey apresentando os resultados obtidos
Reuso de Conhecimento no Suporte à Tomada de Decisão IIIHyggo Oliveira de AlmeidaAlexandre Braga Gomes

André Meireles

Ademar França de Sousa Neto

José Ferdinandy Silva Chagas

Danyllo Wagner Albuquerque
Alexandre Braga Gomes

Objetivo: Realizar estudo empírico com base nas personalidades das equipes de projetos ágeis do Virtus.
Resultados Esperados: Aplicar novo instrumento psicométrico (Big Five) nas equipes ágeis; Realizar correlação da análise dos dados das personalidades dos instrumentos psicométricos: 16 PF e o Big five; Levantar histórico de produtividade individual no banco de dados do turmalina dos grupos de personalidades que apresentaram melhor e pior desempenho nos projetos baseado nos bugs e riscos anteriormente levantados.


André Meireles

Objetivo: Dada a escassez de modelos e processos de desenvolvimento para projetos de softwares centrados em componentes de inteligência artificial, o objetivo é realizar um pesquisa com profissionais que atuam em projetos de softwares centrados em componentes de inteligência artificial para elaboração de um modelo de funcionamento do processo de desenvolvimento nesses projetos.
Resultados Esperados: Um modelo de processo de desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial.


Ademar França de Sousa Neto

Objetivo: Definir o problema de pesquisa e o problema de negócio.
Resultados Esperados: Esboçar um modelo de registro de Riscos, um modelo de registro de Lições Aprendidas e um modelo de registro de Issues no desenvolvimento ágil de softeare. Um modelo de base de riscos, um modelo de lições aprendidas, um modelo de problema e uma base estruturada para gestão de riscos.


José Ferdinandy Silva Chagas

Objetivo: Realizar um estudo sobre como a dívida técnica impacta a manutenibilidade do sistema durante o processo de desenvolvimento de software. O objetivo é construir um modelo de suporte à decisão sobre tasks de manutenção do projeto com base em métricas de itens de dívida técnica identificada em artefatos.
Resultados Esperados: Um modelo de suporte a tomada de decisão sobre tasks de manutenção do projeto com base em métricas de itens de dívida técnica que impactam a manutenibilidade.


Danyllo Wagner Albuquerque

Objetivo: O objetivo deste estudo é explorar como o gerenciamento de dívida técnica em nível de código é realizada por profissionais da indústria. Este estudo também tem como objetivo investigar o impacto das abordagens contínuas e não-contínuas de detecção em termos de qualidade de software.
Resultados Esperados: Este estudo irá realizar um mapeamento dos desafios relacionados à detecção de dívida técnica aplicando as abordagens contínuas e não contínuas. Ainda, busca-se compreender quais características compõem cada uma dessas abordagens de forma agnóstica a ferramentas. Finalmente, um modelo (semi-)automatizado como suporte a estas atividades será proposto ao final do estudo.
Modelos para Gerenciamento de Riscos IIJosé Antão Beltrão Moura e Nazareno AndradeJoaquim José Cintra Maia Honório

Tiago Lucas Pereira Clementino
Joaquim José Cintra Maia Honório

Objetivo: Incrementar a modelagem de risco em contratos de obras públicas, iniciada na outra disciplina, para melhoria de acurácia.
Resultados esperados: 1- Coleta, análise e melhoria da qualidade de base(s) de dados sobre obras públicas do TCE da PB e/ou de outros estados. 2- Incrementação do modelo inicial a partir de treinamento em base de dados de melhor qualidade e/ou agregação de variáveis adicionais. 3- Realização de experimentos para avaliação de variações no desempenho do modelo incrementado. 4- Relatório com principais resultados obtidos.


Tiago Lucas Pereira Clementino

Objetivo: Propor e avaliar modelos iniciais para apoio à gestão de riscos em processos judiciais ou em outros relacionamentos, a partir de oportunidades de pesquisa com ferramental de IA e/ou DS identificadas na outra disciplina.
Resultados esperados: 1- Coleta e análise de base de dados de processos judiciais no Brasil e/ou exterior, ou de outros modelos de relacionamento. 2- Proposição e avaliação de modelos iniciais conforme objetivo. 3- Relatório com principais resultados obtidos.
Ciência de Dados Cívica IIINazareno Andrade e Fábio MoraisTalita Lôbo de MenezesObjetivo: Experimentação do balanceamento de classes para modelos preditivos de risco através do peso das classes e modelagem de outra área específica de contratos públicos (medicamentos, merenda, combustíveis, etc), para comparação dos métodos utilizados.
Resultados esperados: Relatório no formato de artigo científico contendo a experiência com a modelagem do risco de contratos públicos até então.
Inteligência Artificial aplicada à Educação ICláudio CampeloAnderson Felinto BarbosaObjetivo: Pretende-se investigar métodos e técnicas de identificação de argumentos em textos e mapear suas aplicações atuais na Educação. Adicionalmente, planeja-se conceber/adaptar, implementar e avaliar um método capaz de: (i) identificar, de forma automática, as estruturas argumentativas presentes em textos escritos por alunos; e (ii) relacionar as estruturas identificadas de acordo com os tipos de relacionamentos apresentados na Argument Mining.
Processamento de Linguagem Natural ICláudio CampeloSalatiel Dantas SilvaObjetivo: realizar um levantamento dos diversos problemas onde se faz necessária a interpretação de linguagem espacial, bem como um mapeamento sistemático dos métodos existentes para lidar com estes problemas.
Resultados esperados: produzir artigo descrevendo a investigação realizada e conduzir experimentos baseados na reprodução de métodos encontrados.
Aplicações de Aprendizagem de Máquina ProfundaHerman Martins Gomes e Leonardo Vidal BatistaARNALDO GUALBERTO DE ANDRADE E SILVA

NAILSON DOS SANTOS CUNHA

GUILHERME MONTEIRO GADELHA

JOSÉ ALBERTO SOUZA PAULINO
ARNALDO GUALBERTO DE ANDRADE E SILVA

Objetivo: Em disciplina de projeto de pesquisa do período letivo anterior, um método de multitask learning baseado em autocodificador foi validado em um banco de dados público (competição FVC-ongoing, focada na verificação de requisitos para fotos de passaporte), cujos rótulos foram refinados pelo aluno. Uma das versões submetidas ao banco oficial da competição alcançou o melhor resultado em 6 dos 23 requisitos do padrão ISO/IEC 19794-5, entre todos os competidores. Além disso, técnicas de visualização de redes neurais indicaram que rede neural ainda poderia evoluir tanto em termos arquiteturais quanto de aprendizagem. Uma tentativa de estender o método com aplicação de redes siamesas, especializadas na aprendizagem de embeddings em bancos de dados pequenos, produziram resultados não satisfatórios. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de nova abordagem baseada em aprendizado supervisionado e não-supervisionado de forma simultânea. Testes com Transferência de Aprendizado (Transfer Learning) e novas funções de custo também serão realizados.
Resultados Esperados: (i) novo método de multitask learning testado e validado. (ii) melhoria do melhor resultado obtido até o momento no banco oficial do FVC; e (iii) submissão de artigo com um novo método para avaliação do padrão anteriormente mencionado.

NAILSON DOS SANTOS CUNHA

Objetivo: modelagem e aplicação de autocodificadores convolucionais no processo de realce de imagens de impressão digital latente. Em virtude destas impressões digitais possuírem uma qualidade baixa (são deixadas de forma não intencional em superfícies de objetos e, posteriormente, coletadas de forma indireta), realizar o realce da imagem se torna um procedimento essencial para auxiliar o processo de identificação. Pretende-se, portanto, explorar, nesta disciplina, a capacidade de reconstrução e aprimoramento dos autocodificadores em bancos de dados de imagens de impressões digitais latentes e comparar os resultados obtidos com trabalhos recentes encontrados na literatura.
Resultados Esperados: (i) criação/montagem de uma base de imagens de impressões digitais latentes para treinamento de modelos; (ii) modelo arquitetural do autocodificador proposto; e (iii) relatório de avaliação experimental comparativa com pesquisas correlatas e refinamento do modelo.


GUILHERME MONTEIRO GADELHA

Objetivo: amplicar a aplicação de técnicas de aumento de bases de imagens de faces (data augmentation) e a iniciar o estudo de técnicas de Multi Task Learning (MTL) que possam ser aplicadas para checagem automatizada dos requisitos ICAO. Mais especificamente, pretende-se: (i) realizar rotulagem automática de bases de dados de imagens de faces existentes, ampliando e sedimentando técnicas desenvolvidas em disciplina de projeto de pesquisa do semestre anterior; e (ii) levantamento bibliográfico com ênfase em MTL para identificação e estudo de arquiteturas de redes neurais que possam ser empregadas no problema de checagem de requisitos ICAO.
Resultados Esperados: (i) nova base de dados consolidada a partir de rotulagem automática acrescida de validação manual; e (ii) relatório de avaliação experimental preliminar utilizando implementação baseada em MTL e fazendo uso da base de dados produzida.


JOSÉ ALBERTO SOUZA PAULINO

Objetivo: O objetivo central é ampliar/estender investigação iniciada sobre o problema de classificação do sinal de voz afetada por patologias, a partir do uso de representações derivadas do espectograma do sinal. Na disciplina de projeto de pesquisa do semestre anterior, redes neurais convolucionais foram preliminarmente investigadas em um problema de classificação binária (voz normal vs. voz com patologia) em pequenos subconjuntos de base de dados pública de sinais de voz (base de dados SVD). Na presente disciplina, foca-se: (i) na aprendizagem de várias classes de patologias, (ii) no aperfeiçoamento da extração dos espectogramas e de outras características relevantes, (iii) no treinamento/validação utilizando porções maiores da base de dados, (iv) na reprodução de pelo menos uma pesquisa existente para fins de comparação, e (v) na avaliação experimental comparativa da abordagem desenvolvida com pesquisas existentes
Resultados Esperados: relatório contendo apresentação e análise dos resultados experimentais.
Correção automática de ferramentas de refactoring através de exemplosMelina MongioviArthur Felipe ThamayObjetivo: Desenvolver uma técnica para geração automática de pré-condições de refatoramentos baseado em exemplos de transformações incorretas.
Resultados Esperados: 1- Analisar a técnica proposta em implementações de refatoramentos do Eclipse usando bugs de erros de compilação identificados na literatura e ainda presentes na ferramenta; 2- Análise dos dados e discussão dos resultados.
Estudo de ambientes de experimentação para redes 802.15.4gReinaldo GomesEmerson Brasil GomesObjetivo: Identificar plataformas reais para experimentação em campo e ferramentas de simulação compatíveis com a tecnologia 802.15.4g.
Resultados Esperados: Apresentar um relatório em formato de artigo com as informações das principais soluções encontradas bem como uma análise comparativa entre elas.
Análise de Dados de Ambientes Virtuais de AprendizagemCarlos Eduardo Santos Pires / Dimas Cassimiro do Nascimento FilhoNisston Moraes Tavares de MeloObjetivo:
- Analisar dados provenientes de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para realizar:
- Descoberta e agrupamento de perfis de alunos; e
- Predição de desempenho de alunos em fases iniciais do curso.
Resultados Esperados:
- Escrita de um artigo científico


Comments