Sobre o PPGCC e Campina Grande

Em 2013 o PPGCC/UFCG completará 40 anos, sendo reconhecido pela qualidade do seu corpo docente e da formação oferecida, de destaque tanto em âmbito nacional quanto internacional, e tanto na academia quanto na indústria. Os alunos tem a oportunidade de se engajar em projetos de pesquisa financiados por agências como CNPq/CAPES/FINEP/ANP/FAPESQ, ou empresas como HP, CHESF, Nokia, Ford, Samsung, Positivo Informática e Petrobras, dentre outras. Em anos recentes, o programa obteve prêmios de melhor artigo nas maiores conferências nacionais da área (SBES, SBRC, SBSC, SBBD, SBCARS e CBSoft, entre outras), além de destaque em diversas conferências internacionais. 

O corpo docente do programa é formado principalmente por professores do Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da UFCG. O DSC conta com 13 laboratórios temáticos de pesquisa e mais de 150 computadores dedicados à pesquisa, ocupando com este propósito uma área total de aproximadamente 1000m2 no campus. Dando suporte a estes laboratórios, o departamento opera uma infraestrutura de Computação em Nuvem que hospeda serviços necessários à pesquisa, e está atualmente implantando uma infraestrutura para experimentos em cidades inteligentes que cobrirá 40% de Campina Grande. Além dos laboratórios, bibliotecas e auditórios, há salas de reuniões disponíveis e equipadas com câmera, projetores e dispositivos para áudio-conferência.

Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba. Tem aproximadamente 400 mil habitantes. Distante apenas 120Km do litoral, e de João Pessoa, Campina Grande se situa no alto da Serra da Borborema (550 metros acima do nível do mar), o que lhe propicia um clima agradável durante o ano inteiro. A cidade é conhecida internacionalmente por sua vocação para Ciência e Tecnologia, tendo sido sede de importantes eventos técnicos e científicos. Campina Grande tem uma vida cultural variada, em que se destacam o São João, que acontece durante todo o mês de junho (sendo conhecido como "O Maior São João do Mundo"), e o Festival de Inverno. Esse clima cultural é especialmente potencializado por Campina Grande ser uma cidade de vocação universitária que atrai e reúne estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Comments