Aluno de doutorado da UFCG é selecionado para estagiar na Microsoft Research

Data de postagem: Mar 18, 2013 3:17:29 PM

Gustavo Soares, aluno de doutorado em Ciência da Computação, foi selecionado para estagiar no prestigiado instituto de pesquisa da Microsoft Research. A Microsoft Research é um centro de excelência em pesquisa com mais de 850 pesquisadores doutores distribuídos em 13 laboratórios de pesquisa ao redor do mundo. As pesquisas desenvolvidas na Microsoft Research contribuem para diversos produtos da Microsoft, como o sistema operacional Windows e o vídeo game Xbox 360. 

Gustavo vai trabalhar em tempo integral por três meses na sede da Microsoft Research, em Redmond (Estados Unidos), no Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (RiSE), supervisionado pelo pesquisador sênior da Microsoft Research, Sumit Gulwani.

Gustavo é orientado pelo professor Rohit Gheyi. Seu trabalho de doutorado propõe uma técnica automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que são utilizadas durante a evolução do software. Essa técnica identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado, como as desenvolvidas pela IBM e Oracle, e da academia. Seu trabalho já recebeu prêmios internacionais (melhor trabalho de doutorado na competição de pesquisa da ACM/SRC em 2012, prêmio John Vlissides em 2012, melhor dissertação de mestrado da América Latina em 2010, melhor ferramenta do SBES em 2009) e foi publicado em alguns periódicos como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering.