Doutorando da UFCG conquista dois prêmios nos Estados Unidos: ACM SIGPLAN John Vlissides e ACM Student Research Competition

Data de postagem: Oct 29, 2012 11:32:33 PM

O aluno Gustavo Soares da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que é orientado pelo professor Rohit Gheyi, recebeu dois prêmios na prestigiada conferência SPLASH, realizada em Tucson (AZ) nos Estados Unidos em outubro de 2012. Ele apresentou o trabalho intitulado "Automated Behavioral Testing of Refactoring Engines".

Prêmio: ACM SIGPLAN John Vlissides

Gustavo recebeu o prêmio ACM SIGPLAN John Vlissides. Este prêmio é concedido anualmente para o melhor estudante de doutorado no SPLASH, que mostra significativo potencial prático em alguma pesquisa realizada nas áreas de Linguagens de Programação e Engenharia de Software. Estudantes de doutorado de países como Inglaterra, Singapura, Itália, Alemanha e Brasil participaram deste simpósio em 2012. Gustavo Soares apresentou o seu trabalho de pesquisa para uma banca de pesquisadores renomados da área, e foi agraciado com este prêmio.   

Prêmio: 1o lugar no ACM Student Research Competition

Além do prêmio anterior, Gustavo Soares também foi agraciado no SPLASH 2012 com o primeiro lugar na ACM Student Research Competition na categoria pós-graduação, uma competição de pesquisa destinada aos alunos de pós-graduação patrocinada pela Microsoft Research. Esta competição contou com a participação de vários estudantes de países como Estados Unidos, Inglaterra, Singapura, Bélgica, Escócia, Itália e Brasil. Após a avaliação dos artigos submetidos, foram selecionados 10 alunos de doutorado para participar da competição durante a conferência. Os alunos apresentaram um pôster e realizaram uma apresentação oral para pesquisadores renomados das áreas de Linguagens de Programação e Engenharia de Software. Gustavo Soares foi agraciado com a medalha de ouro por este comitê, melhor resultado de um brasileiro nesta competição.  

A ACM Student Research Competition é uma competição de trabalhos de estudantes de computação do mundo inteiro patrocinada pela ACM (Association for Computing Machinery), maior sociedade mundial de profissionais e cientistas da computação e pela Microsoft Research. Na competição concorrem estudantes de pós-graduação do mundo inteiro.

Informações sobre o SPLASH

SPLASH é o mais importante evento na área de linguagens de programação orientadas a objetos, sistemas e aplicações. O SPLASH é um dos eventos mais concorridos por ser vitrine certa para a ampla disseminação dos resultados de pesquisa por toda a comunidade científica.

Informações sobre o trabalho de doutorado de Gustavo Soares

O trabalho de doutorado de Gustavo propõe uma abordagem automatizada para testar ferramentas de refatoramento, que são utilizadas durante a evolução do software. Essa abordagem identificou automaticamente mais de 100 bugs nas melhores ferramentas de refatoramento do mercado, como as desenvolvidas pela IBM e Oracle, e da academia. Seu trabalho já foi publicado em alguns periódicos como IEEE Software e IEEE Transactions on Software Engineering.