Doutorando da UFCG é bicampeão da HackaFlag

Data de postagem: May 24, 2016 6:24:42 PM

No último dia 14, o aluno de doutorado Pedro Barbosa tornou-se bicampeão do HackaFlag na etapa de Natal (Rn). Trata-se de uma competição no estilo Capture The Flag e que ocorre no evento Roadsec. Neste ano, a competição ocorre em 17 estados do país e os vencedores ganham passagens com tudo pago para disputar a final em São Paulo, que será em novembro. O vencedor da final ganha passagem com tudo pago para a DEF CON 2017, em Las Vegas.

Basicamente o objetivo da competição é "capturar as bandeiras", resolvendo desafios de explorar vulnerabilidades em sistemas. Os desafios podem ser de diversas categorias, como, por exemplo, web, engenharia reversa, rede, criptografia, forensics, exploitation e outras. Quem quiser saber mais sobre a competição pode dar uma olhada nesta entrevista com Pedro ou neste vídeo da final do ano passado.

Além deste, existiram outros títulos também. Neste ano, a equipe formada por Pedro Barbosa, Harllan Andryê (mestrado), Marianne Linhares (Graduação) e Victor Andrade (Graduação) ficou em primeiro do Brasil e em nono internacional no Pwn2Win, competição mista de segurança e programação e que teve mais de 500 times. Em 2015, Pedro Barbosa venceu a competição do JampaSec em João Pessoa, a do SecurityDay em Natal, e o HackaFlag também em Natal.