Tese de Doutorado de uma Aluna de Computação é premiada na América Latina

Data de postagem: Jun 27, 2017 7:15:52 PM

A tese de doutorado de Melina Mongiovi realizada no curso de Ciência da Computação da UFCG intitulada “Scaling Testing of Refactoring Engines” foi eleita a terceira melhor tese da América Latina no III Concurso Latinoamericano de Tesis de Doctorado (CLTD). Melina Mongiovi foi orientada pelo Prof. Rohit Gheyi. O objetivo da tese é propor uma técnica escalável para encontrar defeitos em ferramentas, que ajudam na evolução do software. Durante o seu doutorado, Melina Mongiovi publicou alguns artigos, dentre eles um artigo no periódico IEEE Transactions on Software Engineering (TSE).

Melina Mongiovi

O CLTD ocorrerá em conjunto com o XLIII Conferencia Latinoamericana de Informática em Córdoba na Argentina entre os dias 4 e 8 de Setembro de 2017. Apenas doutorandos de universidades em São Paulo e no Rio de Janeiro haviam conquistado esse prêmio anteriormente. Melina Mongiovi foi a primeira brasileira com uma tese premiada no evento.

Melina Mongiovi concluiu a graduação no curso de Ciência da Computação da UFCG em 2011. Desde 2010, Melina vem trabalhando sob a orientação do Prof. Rohit Gheyi na mesma área de pesquisa da tese de doutorado premiada. Durante a iniciação científica, o seu trabalho foi eleito o segundo melhor na competição de pesquisa realizada no Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2011, organizada pela ACM e pela Microsoft. 

Além disso, Melina Mongiovi conquistou o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida por ter obtido o melhor desempenho acadêmico dentre os concluintes do semestre 2011.1. Em 2014, a sua dissertação de mestrado foi eleita uma das 10 melhores no Concursos de Teses e Dissertações organizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Vale destacar que foi a única dissertação selecionada na área de Engenharia de Software. Desde Dezembro de 2016, quando concluiu o doutorado, Melina Mongiovi é professora do curso de Ciência da Computação da UFCG.