Tese de doutorado do PPGCC/UFCG tem resultados publicados na revista PNAS

Data de postagem: Jun 15, 2012 7:11:12 PM

Mais recentemente, outro trabalho de Nivaldo foi publicado em outra revista multidisciplinar de altíssimo impacto, a PLoS One: o artigo Speech Graphs Provide a Quantitative Measure of Thought Disorder in Psychosis (PLoS ONE 7(4)) mostra uma abordagem computacional para identificar traços de esquizofrenia no discurso de pacientes, e foi coberto pela imprensa em diversos meios:

Os principais resultados da tese de doutorado do pesquisador Nivaldo Vasconcelos, concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFCG, serviram como base para um artigo publicado em setembro de 2011 na revista oficial da Academia Norte-Americana de Ciências (PNAS), de grande circulação e impacto internacional (JCR=9.771). A orientação do trabalho foi resultado de uma parceria firmada entre os Professores Sidarta Ribeiro (UFRN) e Herman Gomes (UFCG) na busca por novos métodos computacionais para análise de dados de ativação neuronal.  A parceria teve início em 2007, quando o Prof Sidarta dirigia o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (INN-ELS). Atualmente à frente do Instituto do Cérebro da UFRN, o Prof. Sidarta continua a colaborar com a UFCG  em extensões daquele trabalho inicial. O artigo publicado na PNAS apresenta novas e fortes  evidências de que o cérebro, ao realizar uma determinada tarefa sensorial (táctil, por exemplo) pode recrutar neurônios de áreas tradicionalmente associadas a outras funções (como processamento visual). Além dos resultados da pesquisa de Nivaldo Vasconcelos com o apoio de seus orientadores, o artigo contou também com contribuições dos pesquisadores e colaboradores: Janaina Pantoja, Hindiael Belchior, Fábio Caixeta, Jean Faber, Marco Freire, Vinícius Cota, Edson Macedo e Diego Laplagne.