A OPI 2010 e a Paraíba brilhando na Informática

postado em 4 de set de 2010 12:35 por Dalton Serey Guerrero   [ 4 de set de 2010 14:56 atualizado‎(s)‎ ]
Ocorreu nesta quarta-feira passada a premiação da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) 2010. Foram premiados estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

A Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) surgiu em 2008, e visa despertar nos estudantes o interesse pela Ciência da Computação), através de desafios motivadores e competição saudável. A OPI permite que os competidores e as escolas de ensino fundamental e médio conheçam melhor a carreira de cientista de computação. Veja o vídeo de comemoração dos três anos da OPI.

OPI Revela Talentos da Paraíba para o Mundo

A OPI almeja preparar melhor e despertar o interesse de estudantes paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática (OBI e IOI , respectivamente), e a prestigiada competição ACM/ICPC. Como resultados, nas OBI 2009 e 2010, respectivamente, 14 e 15 estudantes paraibanos receberam medalhas. Sendo 5 dessas medalhas de ouro (2 em 2009 e 3 em 2010). Possivelmente, esses alunos se motivarão a entrar em cursos de Ciência da Computação e, certamente, entrarão bem melhor preparados para se formar profissionais cada vez melhores.

Dentre os estudantes revelados, está Phyllipe César. Atualmente, Pyllipe é estudante de segundo período do curso de Ciência da Computação da UFCG. Contudo, ele iniciou seus estudos bem antes de ingressar na UFCG, participando na OPI e da OBI nas categorias para estudantes do ensino médio. Este ano, Phyllipe foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática, tendo sido o primeiro estudante da UFCG a trazer uma medalha de ouro em competições do gênero.

Vencedor Paraibano é Medalha de Prata Mundial pela segunda vez

Outro resultado da OPI é que, pela primeira vez, um estudante paraibano, Felipe Abella, participou da IOI. Não fosse a participação de um paraibano na IOI fato suficientemente animador, Felipe Abella foi agraciado nos dois anos concecutivos com a medalha de prata mundial. Em particular, é importante destacar que essa foi a melhor colocação já obtida por um brasileiro nesse evento, que é considerado o mais importante de Informática do mundo do ensino médio.

Veja o clip dos três anos de OPI feito pelo PET 

Agradecimentos a Caio Paes, pelo vídeo.

YouTube Video

Comments