Procedimentos Administrativos da Pós-graduação

GERAL

ATENÇÃO: Todas as solicitações devem ser feitas através da abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Uso de Recursos PROAP

ALUNOS

Solicitação de Declaração, Histórico e Outros

Solicitações devem ser feitas pelo SEI. O aluno deve criar um processo do tipo “diplomas/certificados” e indicar a solicitação específica.

Matrícula e Trancamento de Disciplinas

Encaminhar processo via SEI anexando o formulário de matrícula e trancamento.

Procedimento Geral de Bolsas do PPGCC/UFCG
Estágio Docência
Para solicitar matrícula em Estágio Docência, o aluno deve encaminhar processo via SEI anexando os documentos com pelo menos trinta dias de antecedência do início do período da graduação:

Ao final do estágio, o aluno deve entrar com um processo via SEI anexando o relatório de acordo com este modelo.

Prorrogação de Prazo e Interrupção de Estudos
Encaminhe o processo via SEI pelo menos 30 dias antes do prazo final da defesa.
Recurso à Câmara Superior de Pós-Graduação (CSPG)
O aluno tem até 10 dias corridos para solicitar o recurso. O recurso (Modelo de Recurso) deve ser realizado no mesmo processo de solicitação de prorrogação indeferida. Anexar, opcionalmente, por meio de peticionamento intercorrente:
  • Cronograma de atividades
  • Versão preliminar da tese ou dissertação
  • Outros documentos relevantes (ex: atestado, declaração)
Equivalência de Título de Mestre
Abrir processo no SEI com os seguintes documentos:
  • Cópia do diploma (frente e verso)
  • Histórico do mestrado

Tipo de processo: Pós-Graduação (Stricto Sensu): Solicitação de Equivalência de Título

Certificado de Conclusão Pós-Doutorado (PNPD e outros)
Ao finalizar as atividades do Pós-Doutorado, o bolsista PNPD/CAPES (ou via outros programas) deve abrir um processo solicitando a certidão de conclusão do estágio, incluindo:
  • Relatório final
  • Ata do colegiado aprovando o relatório
  • Documentos pessoais
  • Nada consta da biblioteca

Encaminhar para COPIN-PRPG.

Teses e Dissertações
Procedimento Pós-Defesa
  • O orientador do aluno deve comunicar por e-mail à Coordenação e à Secretaria do Programa que o aluno concluiu as correções do trabalho final. Após isso, o aluno deve:
  • Solicitar à secretaria do programa a folha de rosto com as assinaturas dos membros das bancas. Em seguida, deverá:
    1. Solicitar ficha catalográfica da Biblioteca Central da UFCG, enviando e-mail  para fichacatalografica@ufcg.edu.br anexando o formulário para a ficha catalográfica.
    2. Depositar o trabalho final (PDF) na Biblioteca Central da UFCG: O aluno  deverá abrir um processo no SEI, do tipo “Pós-Graduação (Stricto Sensu): Dissertação/Tese Autorizado: Depósito na Biblioteca”. Em seguida, deverá:
      •  Preencher o Formulário eletrônico disponível no SEI: Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (Quando o trabalho estiver autorizado para publicar) ou Termo de Depósito Embargado (Quando o trabalho não estiver autorizado para publicar);
      • Anexar o arquivo do trabalho em PDF e desbloqueado (com a ficha catalográfica e a folha de assinaturas);
      • Enviar o processo para SDT-BIBLICEN. A biblioteca expedirá declaração comprobatória de depósito do trabalho final para fins de emissão de diploma.
    3. Preenchimento do form de Cadastramento de Trabalho de Conclusão na Plataforma Sucupira (preencher online)
  • Obs1. Para os depósitos que terão solicitação para embargo, deverão ser realizados com o nível de acesso restrito ao material referente ao trabalho acadêmico. A hipótese legal a ser selecionada no processo SEI é a de Direito Autoral.
  • Obs2. Todos os elementos obrigatórios (ABNT NBR 14724:2011) deverão estar inseridos no corpo do trabalho. Modelos dos elementos obrigatórios podem ser consultados aqui.

 Solicitação de Diploma

Após a finalização dos procedimentos anteriores, o aluno deve abrir um processo SEI enviado à COPIN-PRPG contendo:
  • RG, CPF
  • Título de eleitor e quitação
  • Certificado de reservista (homens)
  • Diplomas (graduação e/ou pós-graduação)
  • Nada consta da biblioteca
  • Declaração de depósito do trabalho final

OBS: Mudança de nome exige certidão correspondente.|
Tipo de processo: Pós-Graduação (Stricto Sensu): Solicitação de Equivalência de Título

PROFESSORES

Defesa e Comissão Examinadora
Mudança de Orientação

Encaminhe processo no SEI para “Pós-Graduação: Indicação/Substituição de Orientador e Coorientador” com o formulário de solicitação.

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