Procedimentos Administrativos da Pós-graduação

GERAL

ATENÇÃO: Todas as solicitações devem ser feitas através da abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Uso de Recursos PROAP

Formulário para Consulta (Primeiro passo)

Procedimento para Solicitação e Prestação de Contas de Recursos PROAP

ALUNOS

Solicitação de Declaração, Histórico e Outros

Solicitações devem ser feitas pelo SEI. O aluno deve criar um processo do tipo “diplomas/certificados” e indicar a solicitação específica.

Matrícula e Trancamento de Disciplinas

O aluno deve encaminhar um processo via SEI anexando o seguinte formulário:

Formulário de matrícula e trancamento

Estágio Docência

Para solicitar matrícula em Estágio Docência, o aluno deve encaminhar processo via SEI anexando os documentos:

Ao final do estágio, o aluno deve entrar com um processo via SEI anexando o relatório:

Modelo de Relatório de Estágio Docência

Prorrogação de Prazo e Interrupção de Estudos

Encaminhe o processo via SEI pelo menos 30 dias antes do prazo final da defesa. Confira as regras específicas na FAQ.

Procedimento para Recurso à Câmara Superior de Pós-Graduação (CSPG) para Prorrogação extra de Prazo

No mesmo processo de solicitação de prorrogação, anexar:

  • Modelo de Recurso
  • Um cronograma de atividades
  • Uma versão preliminar do trabalho final (tese/dissertação)
  • Outros documentos que possam embasar o recurso (ex: atestado, declaração)

Procedimento para Solicitar Equivalência do Título de Mestre

O aluno deve abrir um processo no SEI, anexando:

  • Cópia do diploma (frente e verso)
  • Histórico do mestrado

Tipo de processo: Pós-Graduação (Stricto Sensu): Solicitação de Equivalência de Título

Solicitação de Certificado de Conclusão Pós-Doutorado (PNPD e outros)

Ao finalizar as atividades do Pós-Doutorado, o bolsista PNPD/CAPES (ou via outros programas) deve abrir um processo solicitando a certidão de conclusão do estágio, incluindo:

  • Cópia do relatório final
  • Cópia da Ata do Colegiado aprovando o Relatório Final
  • Documentos pessoais do/a bolsista
  • Nada consta da biblioteca

O processo deve ser encaminhado para COPIN-PRPG.

Teses e Dissertações

Procedimento Pós-Defesa

O orientador do aluno deve comunicar por e-mail à Coordenação e à Secretaria do Programa que o aluno concluiu as correções do trabalho final.

Após isso, o aluno deve:

  • Solicitar à secretaria do programa a folha de rosto com assinaturas dos membros da banca
  • Encaminhar um e-mail para fichacatalografica@ufcg.edu.br, anexando o formulário para a ficha catalográfica
  • Depositar o trabalho final (PDF) na Biblioteca Central da UFCG via SEI
  • Preencher o formulário de Cadastramento de Trabalho de Conclusão na Plataforma Sucupira (Preencher online)

Solicitação de Diploma

Após a finalização dos procedimentos anteriores, o aluno deve abrir um processo SEI enviado à COPIN-PRPG contendo:

  • Cópia de RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do título de eleitor e certidão de quitação eleitoral
  • Certificado de reservista (para homens)
  • Diploma de graduação (frente e verso)
  • Diploma de pós-graduação (para expedição do diploma de doutorado)
  • Declaração de inexistência de débitos na Biblioteca Central (Nada Consta)
  • Declaração de depósito do Trabalho Final emitida pela Biblioteca Central

OBS: Mudanças de nome por casamento ou divórcio exigem a certidão correspondente.

PROFESSORES

Credenciamento

Procedimento para Solicitação de Credenciamento

Defesa e Comissão Examinadora

Mudança de Orientação

Encaminhe o processo pelo SEI para “Pós-Graduação: Indicação/Substituição de Orientador e Coorientador”. Caso necessário, utilize o formulário abaixo:

Formulário para Solicitação de Mudança de Orientador

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