Defesa de Proposta de Dissertação de Mestrado de Kláudio Henrique Mascarenhas Medeiros, 30/05 às 14hs

postado em 22 de mai de 2014 03:51 por Franklin de Souza Ramalho   [ 22 de mai de 2014 03:51 atualizado‎(s)‎ ]

Candidato: Kláudio Henrique Mascarenhas Medeiros

TítuloEstudo sobre os efeitos da gamificação em um curso introdutório de programação

Orientador: Dalton Serey Guerrero

 Data: 30 de Maio de 2014

Horário: 14:00hs

Local: Auditório do SPLab

Banca examinadora: Dalton Serey Guerrero (orientador), Livia Sampaio Campos, Wilkerson de Lucena Andrade

Resumo: Diferentes estudos e a experiência dos professores indicam que o fator que melhor diferencia os alunos de sucesso dos que falham nas disciplinas introdutórias de programação é o número de exercícios feitos pelo estudante. No contexto da disciplina de Laboratório de Programação I, do curso de Ciência da Computação da UFCG, o que os professores tem observado é que a maior parte dos alunos não possui motivação suficiente para fazer um número significativo dos exercícios disponibilizados pelo professor. A atribuição de nota pelos exercícios feitos pelo estudante tanto não é suficiente para motivar uma boa parte dos alunos, quanto em alguns casos estimula a cópia. Nos últimos anos, um tema que vem ganhando atenção no contexto corporativo e acadêmico é a gamificação, que corresponde ao uso de elementos de jogos em contextos que não são jogos. Esta técnica busca tomar vantagem dos aspectos que fazem os jogos serem tão divertidos e motivadores e estimular pessoas a desempenhar certas atividades, desde realizar check-ins até estudar por mais tempo com mais empenho. O objetivo deste trabalho é investigar o efeito de elementos de jogos em turmas de uma disciplina introdutória de programação na atividade dos alunos; através de métricas como quantidade de atividades resolvidas, tempo dedicado às atividades e o impacto dos elementos de jogos na motivação dos alunos.

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